Piloto russo deserta e entrega helicóptero de combate armado para a Ucrânia

Foto de Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Nesta semana, a mídia ucraniana reportou um caso incomum em meio às agressões da Rússia, no qual um aviador russo desertou junto com seu helicóptero de assalto armado Mil Mi-8. A inteligência militar de Kiev se pronunciou e disse que tudo foi arquitetado em segredo.

De acordo com o chefe da direção de inteligência militar de Kiev, Kyrylo Budanov, as autoridades ucranianas conseguiram encontrar a abordagem certa para convencer o piloto a entregar a aeronave completamente intacta. A tripulação que estava com o piloto, desavisada, foi surpreendida quando sua aeronave desceu numa base aérea ucraniana perto de Poltava, a cerca de 186 milhas náuticas (300 km) da linha da frente da guerra.

Embora a identidade do piloto ainda seja desconhecida, blogueiros militares russos relatam que a aeronave mi-8 havia sido usada para transportar peças sobressalentes de aeronaves, tais como caças Sukhoi Su-27 e Su-30M. Infelizmente, Budanov afirma que os membros remanescentes da tripulação foram mortos durante uma tentativa de fuga.

O caso ocorreu durante a guerra que já dura 18 meses entre as forças de Kiev e a Rússia nas áreas disputadas do leste da Ucrânia. Kiev vem tentando estabelecer um controle sobre as regiões apoiadas pela Rússia desde 2014 e a deserção do Mi-8 é percebida como um embaraçoso revés para Moscou.

O Mi-8 é um robusto helicóptero de transporte de passageiros com uma ampla variedade de aplicações militares, o que o torna perigoso em combate.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias