Pilotos de A320 da Azul perdem aproximação devido a falha nos flaps

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente

Uma falha nos flaps de um Airbus A320 da Azul Linhas Aéreas foi reportado pela empresa como incidente ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). O caso envolveu a aeronave registrada sob a matrícula PR-YRB, que estava realizando o voo de passageiros de Juazeiro do Norte, no Ceará, para Guarulhos em São Paulo, no dia 12 de maio.

De acordo com informações registradas no CENIPA e a dados da plataforma RadarBox, a aeronave decolou do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes às 3h23 locais com 137 passageiros e 6 tripulantes.

O voo transcorreu sem intercorrências quase que na sua totalidade, entretanto, durante a aproximação para pouso no Aeroporto Internacional de Guarulhos, ocorreu uma falha do sistema de flaps da aeronave, fazendo com que os pilotos perdessem a aproximação e arremetessem, cumprindo, assim, com o rito de segurança esperado na aviação mundial.

A tripulação iniciou os procedimento previstos no Manual e Referencia Rápida (QRH), e realizaram uma nova aproximação e pouso, que ocorreu sem novas intercorrências. A aeronave permaneceu em solo por algumas hora e decolou no final da tarde para Campinas, interior de São Paulo.

Parte da trajetória de voo da aeronave envolvida no incidente Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias