Avião da Azul vibra de forma anormal e pilotos decidem por retornar à origem

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido na ocorrência

A Azul Linhas Aéreas reportou ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) um incidente envolvendo um de seus Airbus A320neo, que teve problemas técnicos e obrigou os pilotos a retornarem ao aeroporto de origem. A ocorrência aconteceu com a aeronave registrada sob a matrícula PR-YRX, que estava realizando o voo AD-4914 entre Salvador e São Paulo, no último dia 24 de maio.

Conforme informações disponíveis no órgão da Força Aérea Brasileira, responsável pela investigação de acidentes e incidentes no Brasil, a aeronave decolou naquela noite com 86 passageiros e 6 tripulantes a bordo. Durante a fase inicial do voo, na subida, a aeronave apresentou vibração moderada.

Diante da anomalia, os pilotos inciaram a leitura do Manual de Referência Rápida (QRH) da aeronave e, a partir dos procedimentos referentes à indicação recebida, decidiram que o melhor a se fazer era retornar ao aeroporto de origem.

Abaixo, é possível observar a trajetória da aeronave envolvida no incidente, a partir de dados das plataformas online de rastreio de voos. Nota-se que o jato chegou a atingir 32 mil pés (cerca de 9,75 km) de altitude antes de retornar ao aeroporto de onde partiu. Os pilotos efetuaram o pouso sem intercorrências cerca de 40 minutos após a decolagem.

A aeronave permaneceu no solo até o dia seguinte (25), tendo realizado um novo voo para a cidade de Campinas, interior de São Paulo, local onde fica baseado o MRO (Manutenção, Reparo e Operações) da Azul Linhas Aéreas. O Airbus A320 ficou em solo novamente até a última quarta-feira (2), e realizou um novo voo para o Rio de Janeiro.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias