ATR 72 da Azul sofre falha e precisa continuar voando até o destino em baixa atitude

ATR 72 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas sofreu uma falha durante um voo de passageiros na semana passada, fazendo com que os pilotos prosseguissem ao aeroporto de destino em altitude reduzida. O incidente foi registrado no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O caso ocorreu com o ATR 72, registrado sob a matrícula PR-AQL, que estava realizando um voo regular entre Aracati, no Ceará, e Recife, em Pernambuco, na quinta-feira, 26 de maio. De acordo com informações registradas no CENIPA, e também dados da plataforma Radarbox, o bimotor decolou do aeroporto regional Dragão do Mar às 14h48 locais, com 23 passageiros e 4 tripulantes.

Durante a fase de subida, a aeronave apresentou mensagem de falha no sistema de pressurização e, diante da anormalidade, os pilotos efetuaram os procedimentos previstos nos checklist e manual do fabricante. Embora a descrição no CENIPA aponte que a aeronave retornou à origem, os dados do Radarbox mostram que o bimotor foi baixado para 10 mil pés (cerca de 3,05 km) de altitude e continuou até Recife, mantendo essa altitude reduzida, nível de voo esse em que se pode respirar sem a ajuda das máscaras.

O ATR 72 chegou ao Aeroporto Internacional de Recife às 16h13 locais, onde realizou um pouso sem intercorrências. A aeronave permaneceu no solo até a noite do domingo, tendo realizado, então, um voo regular para Natal, no Rio Grande do Norte.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Começam as fases 2 e 3 das obras no Aeroporto de...

0
Com investimentos na casa dos R$ 15 milhões, a previsão para a conclusão das obras é para novembro deste ano, e o processo inclui a