Pilotos descem muito rápido para salvar a vida de criança que passava mal no avião

Avião Iberia A330

O voo IB-2602, da espanhola Iberia, teve que realizar um pouso de emergência na madrugada do dia 8 de março no aeroporto de Las Palmas, em Gran Canaria. A decisão de pousar foi tomada devido à saúde precária de uma criança que se encontrava a bordo do Airbus A330 de matrícula EC-NNH.

Segundo dados das ferramentas de rastreamento de voos Radarbox e FlightRadar24, a descida da aeronave foi bastante íngreme, uma vez tomada a decisão pelo pouso urgente. Os dados mostram que em 22 minutos, os pilotos desceram de 40.000 pés (12 mil metros) para o nível do mar, resultando numa descida bastante acentuada.

Após o pouso, uma ambulância esperava ao pé da escada para transportar a criança, acompanhada pela família, para o hospital mais próximo. A rapidez com que a tripulação reagiu à emergência foi elogiada pelos controladores, que assinalaram que foi praticamente um recorde de velocidade entre a identificação da gravidade do problema e a admissão no hospital, reportou a mídia local.

Após a evacuação, o avião, que havia decolado de Buenos Aires, ficou parado por uma hora, antes de decolar novamente rumo a Madri. Não houve novas atualizações sobre o estado de saúde da criança. Como também não se sabia exatamente o que a criança tinha, a ação dos pilotos, no intuito de salvar sua vida, certamente fez a diferença.

Rastreamento de voo: Radarbox

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias