Pilotos voam 4 horas e mudam a rota para os passageiros poderem ir ao banheiro

Colin Cooke Photo, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Uma situação fora do comum aconteceu durante um voo da companhia aérea britânica Jet2, que seguia de Gran Canaria para Manchester, na quinta-feira (3). Em certo momento, diante da falta de toaletes funcionais, os pilotos acabaram desviando para Bilbao, na Espanha, para permitir que passageiros usassem o banheiro.

A história poderia parecer ficção, mas aconteceu de verdade e tem sido reportada pela mídia britânica e europeia. O jornal Independent, por exemplo, comenta que o voo LS-782 era operado por um Airbus A321 para até 220 passageiros e a rota costuma se dar ao largo da costa de Portugal, mas naquele dia os pilotos sobrevoaram o continente em busca de um aeroporto com instalações sanitárias adequadas.

Dados de rastreamento do voo mostram que a aeronave de oito anos foi colocada em um padrão de espera antes de ser liberada para pousar em Bilbao. A aeronave permaneceu no solo por quase duas horas antes de continuar sua jornada para Manchester – presumivelmente com todas as bexigas do passageiro vazias.

Alguns relatos indicam que todos os quatro lavatórios a bordo da aeronave pararam de funcionar porque o tanque de resíduos estava cheio e não havia sido esvaziado em Gran Canaria. O tanque de resíduos teria sido esvaziado em Bilbao e os banheiros começaram a funcionar novamente.

A empresa aérea Jet2 foi contatada, mas não havia emitido uma nota à mídia britânica até o começo da tarde desta sexta.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias