Polícia Federal vai invadir um avião da Azul Linhas Aéreas nessa sexta-feira em exercício simulado de sequestro

Imagem de um exercício semelhante executado em outro ano

A Azul Linhas Aéreas informa hoje que vai apoiar a Polícia Federal e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), nessa sexta-feira, 4 de agosto, em um exercício simulado de sequestro a uma aeronave.

A companhia disponibilizará seu hangar de manutenção em Campinas para compor o cenário da ocorrência e alocará um de seus aviões para a atividade da PF.

O exercício tem por objetivo treinar os policiais para lidarem com situações adversas, como a de um sequestro numa aeronave. A ação simulada tem previsão de início às 7h30 e deve durar até as 14h00.

O chamado Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave (ESAIA) é realizado anualmente em atenção à legislação AVSEC (Aviation Security) vigente. Os simulados contribuem para a análise e eficácia dos procedimentos de segurança definidos no Plano de Emergência do aeroporto e cumprem exigências regulatórias.

No ano passado, o treinamento simulou um sequestro de uma aeronave com 87 passageiros e 5 tripulantes antes da decolagem de Viracopos para o Rio de Janeiro. O Exercício Simulado não provoca impacto nas operações normais do aeroporto.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias