Policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar da Paraíba embarcaram, na última quarta-feira (11), para Brasília, no Distrito Federal, para auxiliar no reforço da segurança, após ataques aos Três Poderes.
No último domingo (8), logo após as manifestações violentas na capital federal, o governador João Azevêdo anunciou a autorização, a pedido do Governo Federal, do envio de reforço “para ajudar as forças de segurança nacional a manter a ordem, proteger as instituições e o patrimônio público, bem como combater o vandalismo e o terrorismo no Distrito Federal”.
Todos os 30 militares com alto nível de conhecimentos técnico e tático no controle de distúrbios civis embarcaram em um C-130 Hercules da Força Aérea Brasileira (FAB), por volta das 16h30, no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa.
A efetivação da mobilização dos policiais dos estados foi feita através de portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Eles serão empregados na Força Nacional de Segurança Pública até o próximo dia 31, de acordo com o documento.
FAB auxiliando estados
Outros governos estaduais também estão utilizando aeronaves da FAB para o transporte de tropas para Brasília. De acordo com um levantamento realizado através de informações dos governos de estado, até o momento, a Força Aérea Brasileira embarcou em suas aeronaves mais de 660 militares em todo o Brasil.
Vale destacar que, em certas ocasiões, algumas aeronaves realizaram baldeação em dois estados para embarque de militares, e em outros casos, realizou mais de um voo devido às capacidades dos aviões.
Abaixo um panorama de quantos militares foram transportados e quais aeronaves utilizadas:
- Bahia – 70 Militares – A330-200 (futuro KC-30)
- Ceará – 70 Militares – A330-200 (futuro KC-30)
- Rio Grande do Norte – 30 Militares – KC-130 Hercules
- Maranhão – 80 Militares – KC-130 Hercules
- Paraíba – 80 Militares – KC-130 Hercules
- Piauí – 60 Militares – C-97 Brasília
- Pernambuco – 50 Militares – Embraer C-99
- Amazonas – 74 Militares – Embraer C-99
- Alagoas – 50 Militares – Embraer C-99
- Rio Grande do Sul – 73 Militares – A330-200 (futuro KC-30)
- Espírito Santo – 25 Militares – Embraer C-99
Estados que utilizaram outras aeronaves:
- Amapá – 20 Militares – Embraer EMB-110 Bandeirante (Governo do Estado)
- Pará – 60 Militares – Embraer E190-E1 (Mineradora Vale)
- Sergipe – 40 Militares – Voo comercial
Leia mais: