Início Aviação Militar

Por motivo de segurança, avião de Lula pousa na maior pista do hemisfério sul

O Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, fez sua primeira visita ao interior de São Paulo neste domingo, mas o jato não pousou no aeroporto mais próximo de seu destino por motivos de segurança.

Divulgação – Força Aérea Brasileira

Lula estava na capital paulista na manhã deste domingo (8) e depois viajou para Araraquara, no interior, onde foi ver de perto os estragos causados pela chuva na cidade do interior paulista, que é comandada por Edinho Silva, grande cabo eleitoral de Lula e para muitos o prefeito de maior destaque do Partido dos Trabalhadores.

Apesar de Araraquara ter um aeroporto bem próximo do centro, o Bartolomeu de Gusmão, com uma pista de 1.800 metros de comprimento, ele não foi usado pela comitiva de Lula.

O Aeroporto de Araraquara é pequeno e fica na área urbana da cidade, com apenas uma via de acesso, que poderia complicar a segurança de Lula caso houvesse a presença de apoiadores ou de manifestantes contrários ao seu governo, considerando o clima exacerbado de hoje com a invasão do Congresso, Planalto e STF em Brasília. Além disso, a própria questão climática local seria um empecilho à mobilidade.

Assim, por questões de segurança, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República optou que a FAB utilizasse a pista de Gavião Peixoto, a maior do hemisfério sul com 4.967 metros de extensão, e que pertence à Embraer.

Divulgação – Prefeitura de Araraquara

Além de contar com o apoio logístico da própria Embraer, o aeroporto de Gavião Peixoto tem saída para duas rodovias estaduais. Lula seguiu então de carro para Araraquara onde visitou as áreas atingidas pela chuva.

A título de curiosidade sobre a visita, não apenas o aeroporto de Araraquara tem o nome de Bartolomeu de Gusmão, mas também o Embraer E190 em que Lula viajou está batizado com o nome do chamado “Padre Voador”, um dos grandes nomes da aeronáutica no Brasil.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A