Portões Abertos do MUSAL contará com voo de réplica da aeronave Demoiselle de Santos Dumont

Réplica da Demoiselle, que voará no evento – Imagem: Hangar 33

No próximo sábado, dia 29, cerca de 60 mil pessoas poderão presenciar, sobrevoando o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, uma réplica da Demoiselle, a segunda aeronave projetada por Santos Dumont e que realizou seu primeiro voo em 1907.

A ação ocorrerá durante o evento Portões Abertos, do Museu Aeroespacial (MUSAL) da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave, de propriedade da marca de moda Hangar 33, marcou presença na solenidade da FAB pelos 150 anos de Santos Dumont, no dia 20, em Brasília.

O Musal ficará aberto ao público nos dias 29 e 30 de julho, com programação especial por conta das celebrações ao primeiro e maior aviador brasileiro, que contará com sobrevoos de aeronaves civis e militares, acrobacias aéreas, exposição de aviões históricos e réplica do caça F-39 Gripen, balonismo, aeromodelismo, exibição da Esquadrilha da Fumaça e de aeronaves clássicas.

Além da réplica da Demoiselle, o público também presenciará, no segundo dia de evento, o voo de um North American T-6, modelo utilizado pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), que foi restaurado nos últimos anos com as cores originais do esquadrão e brasão da FAB.

A Demoiselle e o T-6 fazem parte do acervo de quase 20 aeronaves da Hangar 33, marca de moda inspirada nos universos da aviação e da aventura, que foi idealizada pelo empresário catarinense Dênis Luiz Lunelli. Em maio último, ele recebeu a honraria Fumaça Honorário, da FAB, para civis e militares entusiastas da aviação que contribuem de forma amiga para o sucesso no cumprimento da missão da Esquadrilha da Fumaça.

“Criamos a Hangar 33 lá atrás para celebrar a aviação como um estilo de vida, portanto, é com enorme satisfação que participamos pela segunda vez do MUSAL, ainda mais nesta ocasião tão especial como os 150 anos de Santos Dumont, contribuindo para que o grande público tenha oportunidade de ver no ar esta maravilha projetada pelo gênio que ele foi”, afirma Lunelli.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até