Postes que atrapalhavam os pousos no Galeão são retirados pela Light

Imagem: Governo Federal Brasileiro / Daniel Basil

Os onze postes de 13 metros de altura instalados na Estrada do Galeão, próximo de uma das cabeceiras de pista, foram retirados hoje.

A informação da instalação dos postes foi divulgada inicialmente aqui no AEROIN, que apontou as notificações da Aeronáutica sobre a proibição de pousos pela cabeceira 33 e a decolagem pela cabeceira 15, já que os postes instalados pela concessionária de energia Light interferem na zona de proteção do aeroporto, que visa dar segurança para a passagem das aeronaves.

Com isso, a maioria das operações de pouso e decolagem tiveram que ficar na pista 10/28, que é a segunda maior do país com 4.000 metros de comprimento, porém mais distante do terminal de passageiros.

A Light informou em nota posterior que a instalação dos postes era temporária e que, apesar de interferir no plano básico de zona de proteção do aeródromo, o impacto nos voos é praticamente nulo.

Agora os postes já foram retirados devido à grande repercussão da reportagem inicial, como informa o jornal O Globo e confirmado pela própria RIOGaleão, que administra o aeroporto internacional. Também foi informado que o projeto da nova rede elétrica será submetido ao DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo, antes de qualquer nova intervenção seja feita.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de