Um vídeo publicado nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, tem feito muito sucesso ao mostrar a bonita chegada de um dos 4 grandes bombardeiros B-52 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) a uma base aérea na Europa, mas também tem gerado muitos rumores sobre o motivo da movimentação, em meio à escalada da tensão entre Rússia e Ucrânia nas últimas semanas.
Na gravação que você acompanha a seguir, captada e publicada pelo canal Mraviationguy no YouTube, é possível acompanhar o B-52 de registro 61-0003 chegando sob o código de chamada de rádio “HATE11”, segundo descreve o próprio autor.
Com sua típica marca registrada de rastro escuro emitido pelos oito motores Pratt & Whitney JT3, designados TF-33 pela USAF, o B-52 é visto se aproximando e pousando com sua também típica emissão de paraquedas para auxílio na redução de velocidade. Para os admiradores da aviação, o som da passagem do icônico avião militar é um espetáculo à parte.
Acompanhe no player a seguir a cena e, logo abaixo, entenda melhor a polêmica envolvida e a explicação dada pela Força Aérea americana para o envio dos quatro bombardeiros até a Europa.
Segundo o cinegrafista, os aviões de registros 61-0039, 61-0006, 60-0044 e 61-0003 chegaram à base aérea de Fairford, na Inglaterra, operando sob os códigos de chamada de rádio HATE11, HATA 12, HATE 13 e HATE 14.
O pouso dos militares americanos no Reino Unido gerou muitos comentários pelas redes sociais mundo afora, em que pessoas afirmam que os Estados Unidos estariam enviando apoio para o temido conflito de uma possível invasão da Rússia ao território da Ucrânia.
Os rumores são uma continuação das especulações que vimos há poucos dias, em que outros aviões militares a serviço da OTAN estariam se posicionando pela Europa por conta do conflito iminente.
Entretanto, a Força Aérea dos EUA afirma que o envio dos quatro B-52 a Fairford é apenas uma missão já previamente programada. A nota oficial da USAF é a que segue:
“Aeronaves B-52 Stratofortress, equipamentos de apoio e pessoal da 5ª Ala de Bombas, Base Aérea de Minot, Dakota do Norte, chegaram hoje à RAF Fariford, Inglaterra, para executar a missão da Força-Tarefa de Bombardeiros há muito planejada em uma série de missões conjuntas do Comando Estratégico dos EUA com o Comando Europeu dos EUA.
A caminho da RAF Fairford, os bombardeiros norte-americanos se integraram com aeronaves britânicas Typhoon e com F-16 portugueses atualmente atribuídos à missão da OTAN de Policiamento Aéreo da Islândia.
As aeronaves também se integraram com os British Joint Terminal Attack Controllers (JTAC) para realizar treinamento bilateral de Apoio Aéreo Aproximado. A missão se concentrou em aumentar a prontidão e a interoperabilidade dos controladores responsáveis por coordenar os ataques aéreos para apoiar as forças terrestres.
A integração regular com nossos aliados melhora nossa cooperação e capacidade operacional, capacidade e interoperabilidade. Ocorrendo desde 2018, as rotações de bombardeiros pela Europa mantêm nossa prontidão para executar uma ampla variedade de missões em dois continentes, sustentando a paz por meio da dissuasão.
“Com um ambiente de segurança global em constante mudança, é fundamental que nossos esforços com nossos aliados e parceiros sejam unificados”, disse o general Jeff Harrigian, comandante da USAFE-AFAFRICA. “Estamos na Europa treinando e colaborando juntos, porque a integração consistente é como fortalecemos nosso poder aéreo coletivo.”
Através de sua rotação, os bombardeiros estarão operando da RAF Fairford para continuar a se integrar com os parceiros e aliados. As rotações de bombardeiros reforçam o compromisso dos EUA com os aliados da OTAN e os parceiros da coalizão para manter nossa segurança e soberania coletivas.”