A fabricante aeronáutica eslovena Pipistrel, hoje uma empresa integrante do grupo Textron, anunciou ontem, 26 de outubro, que seu modelo Velis Electro foi selecionado pela AFWERX (uma Diretoria de Tecnologia do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA) e pela Modern Technology Solutions (MTSI) para ser arrendado ao programa Agility Prime da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), para explorar usos operacionais e de treinamento.
Velis Electro é a primeira aeronave elétrica do mundo a ter obtido uma certificação de tipo, junto à Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) em 2020, e continua a única até o presente.
O Agility Prime é o programa de transporte vertical da Força Aérea que faz parceria com a indústria comercial de aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais (eVTOL) para impulsionar a terceira revolução no setor aeroespacial, fornecendo acesso a aeronaves com emissão zero para uma variedade de usos, inclusive em treinamento e operações.
Kriya Shortt, presidente e CEO do segmento eAviation da Textron, afirma: “A seleção do Velis Electro pela AFWERX e MTSI é um endosso poderoso à Pipistrel e à crescente aceitação por organizações líderes desta área de tecnologia emergente. Isto representa um marco importante na jornada para um voo sustentável e estamos orgulhosos de apoiar o programa Agility Prime à medida que o Velis entra na sua frota.”
Gabriel Massey, presidente da Pipistrel, acrescenta: “O Velis Electro é uma opção econômica e sustentável para treinamento de voo. Com seu design maduro de motor elétrico, desenvolvido internamente na Pipistrel, o Velis Electro lidera a indústria na realização de treinamento de pilotos e outras missões mais sustentáveis.”
Os dois Velis Electros a serem disponibilizados no projeto serão apoiados diretamente pelo distribuidor da Pipistrel, Lincoln Park Aviation.