Primeira aeronave tilt-rotor civil de produção faz seu voo inaugural

AW609 AC5 – Imagem: Leonardo

O primeiro programa de tilt-rotor (conjunto propulsor que gira da posição vertical para a horizontal) multi-função civil do mundo, projetado para redefinir uma gama de serviços comerciais e públicos, estabeleceu um marco importante na última semana, realizando o voo inaugural da primeira aeronave de produção AW609.

Designada AC5, a aeronave produzida pela italiana Leonardo conta também com um protótipo baseado nos EUA e mais dois localizados na Itália, todos atualmente envolvidos nas últimas etapas das atividades de testes antes da certificação pela Administração Federal de Aviação (FAA). 

Além delas, três aeronaves de produção para clientes estão na linha de montagem final dedicada em vários estágios de construção na Filadélfia. 

Esta incrível conquista se soma a vários marcos para o programa AW609 no ano passado. Isso atesta o nível de maturidade que este programa inovador alcançou e nossas credenciais para sermos pioneiros nesse mercado. Agradeço à nossa equipe de pessoas qualificadas e comprometidas em nossas geografias por tornar tudo isso possível, à medida que continuam trabalhando para a certificação”, disse Gian Piero Cutillo, MD Leonardo Helicopters.

Imagem: Leonardo

No início deste ano, o cliente de lançamento do AW609 nos Estados Unidos, o Bristow Group, participou de um voo de demonstração na Filadélfia, estabelecendo um marco importante, já que Leonardo e Bristow colaboram para colocar a aeronave AW609 em serviço. Em março de 2022, a base de usuários do AW609 foi expandida ainda mais com a adição de um operador europeu não divulgado, cujo objetivo será introduzir quatro tilt-rotors para realizar uma série de missões de transporte de passageiros.

Com a versatilidade de helicóptero e desempenho de avião, o AW609 se destaca por fornecer transporte rápido ponto a ponto em longas distâncias, seja conectando centros de cidades ou fornecendo acesso oportuno a locais remotos. Ele pode transportar até nove passageiros no conforto de uma cabine pressurizada, transformando viagens particulares e de negócios, EMS, SAR, operações offshore e patrulha, atendendo tanto aos setores privado quanto governamental.

Até o momento, o programa registrou quase 1.900 horas de voo nos EUA e na Itália. Os operadores terão suporte e pacotes de treinamento, principalmente na nova Academia de Treinamento da Leonardo na Filadélfia. Inaugurado em 2021, ali é o lar do primeiro simulador de voo completo do AW609 do mundo. 

Informações da Leonardo

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias