Fuselagem do VX4, que a Gol Linhas Aéreas vai usar, será feita pela Vertical com a Leonardo

Concepção gráfica da aeronave VX4 nos cores da Gol – Imagem: Avolon

A Vertical Aerospace anunciou na terça-feira, 8 de fevereiro, que irá desenvolver junto à Leonardo um programa para o projeto, teste, fabricação e fornecimento da fuselagem composta de carbono para as aeronaves VX4 eVTOL (elétrica de pousos e decolagem na vertical).

A Vertical e a Leonardo trabalharão juntas na otimização de estruturas compostas leves, design modular, instalação de sistemas e testes estruturais para o co-desenvolvimento da fuselagem da aeronave. O acordo está atualmente em vigor para seis certificações aeronáuticas, até que seja emitida a certificação do VX4.

A aliança também criou a possibilidade de aumentar a produção de fuselagem para 2.000 aeronaves por ano, a fim de atender à demanda existente. A Vertical tem o que acredita ser a maior lista de espera para compra na indústria eVTOL, de até 1.350 aeronaves no valor de US$ 5,4 bilhões.

Os clientes são American Airlines, Avolon, Bristow e Iberojet, incluindo opções de pré-venda da Virgin Atlantic e Marubeni. Através das colocações da Avolon, as companhias aéreas JAL e Gol Linhas Aéreas também receberão o modelo.

A Leonardo possui expertise há muito estabelecida no desenvolvimento e fabricação de aeroestruturas compostas em programas civis e de defesa. A empresa aeroespacial também tem uma relação próxima com a Solvay, um fornecedor estratégico de materiais compostos da Vertical. Ambas as empresas estão desenvolvendo conjuntamente materiais avançados e tecnologias de fabricação que permitirão a produção de alto volume do VX4.

A parceria da Vertical com a Leonardo se baseia em seu importante ecossistema de parceiros, incluindo Rolls-Royce, Honeywell, Solvay, GKN e Microsoft. A Vertical continua a crescer sua equipe de engenheiros experientes e executivos de aviação e espera iniciar o programa de voo de teste do VX4 ainda em 2022.

Espera-se que a aeronave quase silenciosa, totalmente elétrica, tenha um alcance de mais de 160 km e atinja velocidades máximas de até 200 mph (321 km/h). Com capacidade para quatro passageiros, as emissões operacionais zero carbono do VX4 também terão um baixo custo, semelhante ao de um táxi.

Informações da Assessoria de Imprensa

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Piloto do Jumbo que “quicou” na pista em pouso duro estava...

0
O forte pouso do Jumbo em Los Angeles que chamou a atenção do mundo foi causado por um piloto em treinamento, segundo a companhia aérea.