
Decolou do interior de São Paulo na tarde deste sábado, 15 de outubro, o primeiro jato Embraer KC-390 de uma força aérea estrangeira. O jato fez uma escala em Recife e agora segue para Portugal. No momento em que essa matéria era escrita, a aeronave havia acabado de decolar da capital pernambucana. Ela pode ser acompanhada em tempo real neste link.
A aeronave ainda sustenta a matrícula PT-ZDK (msn 39000011) e, no futuro, será entregue à Força Aérea Portuguesa (FAP). Por ora, segundo informações ainda não confirmadas, o jato será recebido na Base Aérea de Beja e deve retornar ao Brasil par adequações finais antes da entrega em fevereiro.
O KC-390 será o primeiro avião militar brasileiro a operar em terras lusitanas, sendo também este o primeiro cliente membro da OTAN a voar o cargueiro fabricado pela Embraer, no Estado de São Paulo.

Ao todo foram encomendados 5 aeronaves do modelo, que serão para transporte de tropas, cargas e evacuação aeromédica. Além de Portugal, o Brasil, Holanda e República Checa tem o modelo encomendado.
Portugal tem sido não apenas um cliente do KC-390, mas também um importante parceiro, com partes da aeronave sendo fabricadas no país através da OGMA. Um vídeo, divulgado recentemente pela Embraer, mostra a parceria entre os dois países, que já é histórica e cultural, agora chegando ao nível aeroespacial, confira: