Primeiro Grupo de Comunicações e Controle do DECEA apoia o grande Exercício Conjunto Tápio 2023

Imagem: 1º GCC

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que a Força Aérea Brasileira (FAB) conta com o trabalho do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), unidade subordinada ao DECEA, no apoio ao grande Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2023, que começou ontem, 14 de agosto, na Base Aérea de Campo Grande (BACG), em Mato Grosso do Sul.

A operação logística teve início no dia 8 de agosto, sendo realizado o deslocamento de nove toneladas de equipamentos necessários para montagem da estrutura por meio terrestre e por uma aeronave C-105, do Esquadrão Onça (1º/15° GAv).

Imagem: 1º GCC

O 1°GCC está instalado nas cidades de Campo Grande (MS), Aquidauana (MS) e Curitiba (PR), com o objetivo de montar uma estrutura composta de diversos equipamentos, como geradores de energia, serviço de telefonia, computadores interligados em rede intraer e internet e antena para enlace via satélite, para garantir a segurança de voo e o fluxo de informações durante a operação.

Essa ação possibilitou estabelecer os sistemas compostos pelo acesso à rede interna da FAB, telefonia entre órgãos operacionais, além de um sistema de visualização radar que permite que os integrantes da coordenação do exercício observem as movimentações das aeronaves que sobrevoam a zona da manobra em tempo real.

A instalação dos rádios VHF e UHF instalados na cidade de Aquidauana visa possibilitar que os controladores de tráfego aéreo do Centro de Operações Militares do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) possam realizar com clareza as comunicações com as aeronaves participantes nas áreas do exercício.

O Comandante do 1° GCC, Tenente-Coronel Aviador Tomaz Lopes de Araújo, avaliou o apoio prestado: “É sempre muito gratificante poder contribuir para o sucesso de um Exercício dessa magnitude. Os sistemas de comunicação instalados pelo 1° GCC são importantes para o êxito da missão”.

1º GCC

A Unidade é responsável pelo provimento de meios transportáveis de comunicação, controle e alarme aéreo em locais desprovidos destes recursos ou com instalações fixas insuficientes, sendo a única Organização Militar da FAB com expertise e profissionais especializados para o transporte e a montagem destas estruturas imprescindíveis em operações deste porte.

Exercício Tápio

A operação tem o objetivo de adestrar os Esquadrões Aéreos da FAB e as Unidades de Infantaria do Comando de Preparo (COMPREP) no cumprimento de Ações de Força Aérea em cenário similar ao encontrado em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), envolvendo simulações de Busca e Salvamento em Combate, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas, Reconhecimento Aéreo, Evacuação Aeromédica, entre outras.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias