Primeiro jato Embraer da Fuerza Aérea Argentina fica pronto

A Argentina está prestes a receber o seu primeiro avião a jato fabricado no Brasil, um Embraer ERJ que já está com a pintura militar do país.

A Argentina já opera 12 turboélices T-27 Tucano e no passado operou o bimotor também turboélice Bandeirante. Agora será a primeira vez que ele irá contar com jatos brasileiros. O primeiro ERJ-140, versão intermediária da primeira linha de jatos regionais da Embraer, já está voando rumo à Argentina e foi visto com a pintura da Força Aérea local.

Com matrícula T-95 e batizado como “Vuelo del Pampero”, o jato foi fabricado em 2003 e entregue para a American Eagle, subsidiária regional da American Airlines, onde voou até o ano passado, antes de ser transferido para a Argentina.

Ele será designado para a I Brigada Aérea que fica no Aeroporto El Palomar, na grande Buenos Aires, substituindo os dois Fokker F-28 do Escuadrón II de Transporte Aéreo, parte do Grupo 1 de Transporte Aéreo.

A sua missão será para transporte de pessoal, evacuação aeromédica e eventualmente voo comercial de passageiros através da LADE, a Líneas Aéreas del Estado.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias