O Príncipe do Reino Unido, Harry, que também é piloto de helicóptero, está sendo criticado por aviadores após ganhar um prêmio nos EUA. Além de ser o quinto na linha de sucessão do trono, Harry é piloto de helicóptero, seguindo os passos do seu irmão mais velho, William.
Porém, ao contrário do primogênito que é piloto de busca e salvamento, Harry optou pela aviação de ataque pilotando o Boeing AH-64 Apache, inclusive em missões reais no Afeganistão, onde teve a cabeça colocada à prêmio após seus ataques matarem alguns terroristas.
E agora ele foi premiado em Los Angeles, na Califórnia, como “Lenda Viva da Aviação” num prêmio que é dado por uma organização sem fins lucrativos. Dentre as pessoas que já ganharam o prêmio estão Tom Cruise, Harrison Ford, Richard Branson, Jeff Bezos e John Travolta, que foi inclusive o apresentador da edição deste ano.
Enquanto o prêmio pode parecer apenas como mais uma promoção entre famosos, pilotos britânicos levaram à sério e criticaram a escolha de Harry, que apesar de ser um aviador de combate, nunca foi considerado e nem se colocou como alguém excepcionalmente bom para se tornar uma lenda.
Para James Shepard, piloto e instrutor de Boeing 787 Dreamliner, o prêmio deveria ter sido dado à uma tripulação de dois pilotos de Apache, que pousou no meio do fogo cruzado para resgatar um soldado ferido que voou agarrado à lateral do helicóptero.
If the award had gone to the Apache crew for flying into Jugroom Fort, strapping the wounded Lance Corporal Mat Ford to the outside of the Apache UNDER FIRE, and flying him out, I could understand it… pic.twitter.com/45NUGSIHrl
— James Shepard (@jumpjim) January 22, 2024
Já para um Tenente-Coronel da USAF que voou o reabastecedor Douglas KC-10 Extender e hoje é Comandante de Boeing 737 numa companhia aérea, o prêmio foi dado “porque é tudo política, e para este pessoal nada mais importa”.
Vale destacar que, ao contrário de William, que manteve sua habitualidade como piloto voando helicóptero ambulância de um hospital de britânico, Harry não voltou para a aviação depois que cumpriu o serviço militar.