Profissionais do Serviço Aeromédico de Alagoas participam de evento com foco em pacientes aerotransportados

Imagem: Governo de Alagoas

De 28 a 30 de setembro, profissionais do Serviço Aeromédico de Alagoas participaram da 5ª Jornada do Samu Metropolitano Recife. O evento teve lugar no Teatro do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e reuniu uma variedade de profissionais do Norte e Nordeste para discutir diversos tópicos, visando aprimorar a qualidade dos atendimentos aos pacientes aerotransportados.

Durante o evento, houve mesas redondas, palestras e debates, apresentações de trabalhos científicos, bem como um simulado de resgate aeromédico realizado no Jockey Club de Pernambuco. Diversos temas foram abordados, incluindo resgate e atendimento aeromédico em diferentes localidades, com ênfase na realidade Amazônica e em centros urbanos, além de missões e resgates em situações de tragédia, especialmente em desastres naturais. Também foram discutidos temas como legislação para tripulantes e segurança aeronáutica.

Outros tópicos abordaram o transporte de pacientes críticos, situações excepcionais, bem como a captação e o transporte aéreo de órgãos em casos de doações. Representando Alagoas como palestrantes, tivemos o coordenador da Central do Samu Maceió, o médico Jhonat Silva, falando sobre Fisiologia do Voo; o Major BM Felipe Dórea abordando o tema Segurança Aeronáutica; a Tenente-Coronel BM Elaine Monteiro discutindo a Regulação da Enfermagem Aeroespacial; e o Tenente BM Guimarães tratando do Uso de Equalização para Operações com Corda na aeronave Esquilo AS350.

O evento foi fundamental porque houve muita informação compartilhada de experiências nos atendimentos realizados de cada região, dos representantes de vários estados que participaram do evento. Com certeza, os profissionais poderão colocar em prática todo o conhecimento que adquiriram no encontro”, destacou o coordenador do Samu da Central de Maceió, médico Jhonat Silva.

Para o médico Ewerton Soares, a jornada foi de fundamental importância para capacitar, ainda mais, os conhecimentos dos profissionais socorristas que atuam no Serviço Aeromédico. “Tivemos a oportunidade de nos capacitar e atualizar nossos conhecimentos, no atendimento pré-hospitalar específico do aeromédico, além de conhecer profissionais mais experientes no atendimento”, frisou.

Aeromédico de AL

O Serviço Aeromédico de Alagoas (UTI Aérea) foi iniciado em 2010 e, no primeiro ano, em junho daquele ano, somente em um dia, 52 pessoas foram salvas. O Serviço Aeromédico alagoano é o único do Norte/Nordeste que é mantido com recursos próprios do governo do Estado.

Estatísticas

Dados da Gerência de Assistência Pré-hospitalar (GERAPH) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) indicam que, em 2022, foram atendidas 356 pessoas. Somente no período de janeiro a agosto do ano passado, foram 232 e, este ano, no mesmo período, o número pulou para 271.   

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a 5ª Jornada do Samu Metropolitano Recife representou uma oportunidade ímpar de formação para os socorristas do Samu que atuam no Serviço Aeromédico. “No socorro pré-hospitalar móvel especialmente, o treinamento apurado é fundamental e faz toda a diferença para assegurar que usuário seja assistido com eficiência e qualidade”, enfatizou o gestor da saúde estadual.

Informações do Governo de Alagoas

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Sindicato dos Aeronautas se reúne com ministro de Portos e Aeroportos...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representado pelo presidente, Henrique Hacklaender, e pelo secretário-geral, Clauver Castilho