Publicado “white paper” sobre acessibilidade na nova indústria de Mobilidade Aérea Avançada

Imagem: Wisk Aero, via YouTube

A norte-americana Wisk Aero, empresa de Mobilidade Aérea Avançada (AAM) de propriedade da Boeing, e a ReD Associates, uma consultoria estratégica baseada em ciências humanas e sociais, lançaram um white paper (documento informativo que apresenta dados aprofundados sobre determinado tema) que explora o potencial da indústria de AAM para fornecer soluções de mobilidade seguras, rápidas e acessíveis para pessoas com deficiências.

Apesar da rápida evolução da mobilidade, muitas formas de transporte público ainda enfrentam desafios na prestação de serviços consistentes, eficientes, econômicos e acessíveis, e as pessoas com deficiência continuam encontrando barreiras à mobilidade.

Segundo explicam as empresas, a ascensão da Mobilidade Aérea Avançada e o desenvolvimento de táxis voadores elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL) para uso dos passageiros apresentam uma oportunidade para abordar estas barreiras e melhorar a qualidade das experiências de mobilidade.

O white paper, denominado “Táxis Aéreos eVTOL: Novas Oportunidades para Transporte Equitativo”, sintetiza os desafios mais significativos para a AAM em torno da criação de uma experiência de viagem valiosa e equitativa para todos, e fornece um apelo à ação aos fornecedores de mobilidade para colocar a acessibilidade no centro da indústria.

O artigo também resume a pesquisa conduzida por Wisk e ReD, bem como as principais conclusões, que sublinham a necessidade de a AAM redefinir a acessibilidade e enfatizar cinco níveis distintos de acessibilidade:

– Acesso: Garantir o acesso físico e informativo às pessoas com deficiência em espaços e serviços de mobilidade;

– Segurança Física: Abordar preocupações relacionadas a lesões físicas, exposição a doenças e desconforto durante viagens;

– Segurança Emocional: Mitigar o estresse e a vulnerabilidade vivenciados durante a viagem, incluindo verificações de segurança invasivas e interações com outros passageiros;

– Igualdade de Despesas e Eficiência: Simplificar processos e reduzir tempos de espera, gastos de energia e a necessidade de amplo suporte;

– Alegria e Inclusão: Promover os aspectos emocionais e sociais das viagens, evitando sentimentos de isolamento e marginalização.

Uri Tzarnotzky, Chefe de Design de Produto da Wisk, disse:

“A tecnologia melhorou muito a vida das pessoas com deficiência. No entanto, ainda existe uma disparidade entre os avanços na tecnologia e as experiências de transporte e mobilidade para muitos, incluindo aqueles com deficiência.

Na Wisk, nosso objetivo é oferecer voos diários seguros por meio de nosso táxi aéreo autônomo. Buscar apenas os mínimos essenciais de acessibilidade não é suficiente.

Ao pensar na acessibilidade desde o início, podemos concretizar todo o potencial desta nova forma de tecnologia e garantir que ela serve a todos. Desenvolver formas de reduzir o atrito inerente às viagens multimodais para passageiros com deficiência é uma prioridade na Wisk.”

Ian Dull, sócio da ReD, disse:

“Durante anos, vimos no nosso trabalho sobre mobilidade como o deslocamento pelas cidades pode ser desafiante, especialmente para o grande número de pessoas com deficiência. Ao compreender profundamente as necessidades das pessoas com deficiência e atendê-las desde o início em suas aeronaves, a Wisk está garantindo que a mobilidade urbana da próxima geração ofereça experiências verdadeiramente acessíveis, e não soluções paliativas, e incentivando outros participantes do ecossistema AAM a elevar o nível.”

A Wisk fez parceria com a ReD Associates para investigar como a AAM pode fornecer uma experiência de mobilidade inclusiva e para desenvolver um white paper para o setor. As empresas realizaram um estudo de métodos mistos sobre as necessidades de mobilidade não atendidas das pessoas com deficiência e os desafios em torno de viagens intraurbanas e interurbanas (viagens para destinos dentro e ao redor das cidades), em linha com futuros casos de uso de AAM.

Informações da Wisk Aero

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias