Qatar Airways vai estrear inovador veículo para mover suas cargas nos aeroportos

Imagem: Qatar Airways Cargo

A Gaussin, especializada em transporte limpo e inteligente de mercadorias e pessoas, e a Qatar Airways Cargo anunciam que foram bem-sucedidos os testes do novo veículo transportador multidirecional automotivo (AMDT) totalmente elétrico para paletes de carga aérea, com produção em andamento para entrega e estreia de uso comercial no segundo trimestre de 2022.

Este transportador multidirecional para operações de carga aeroportuária foi desenvolvido pela Gaussin em estreita colaboração com a Qatar Aviation Services Cargo (a subsidiária de manuseio de carga em terra do Qatar Airways Group). Produz zero emissões por ser 100% elétrico e é compatível com todos os tipos de dispositivos de carga unitária (ULDs).

Tem uma carga útil de até 7 toneladas, uma duração de bateria de até 6 horas e é recarregável. A versão de produção em série AMDT FULL ELEC será montada localmente, no Qatar.

Capaz de operar dentro e fora do terminal de carga com espaço mínimo, o AMDT, com sua movimentação multidirecional, reduz o espaço necessário para manobras, resultando em espaço de armazenamento adicional.

Alimentado por baterias de polímero de metal de lítio capazes de operar em altas temperaturas, o AMDT foi projetado especificamente para uso nas condições climáticas do Oriente Médio. O equipamento de última geração inclui balanças de pesagem integradas que podem verificar o peso do palete em relação ao peso da etiqueta.

“Nós da Qatar Airways Cargo estamos orgulhosos de usar essa inovação e ter desempenhado um papel em seu design, levando-nos um passo mais perto de uma indústria mais sustentável. A Qatar Airways Cargo está ciente dos desafios de amanhã e está totalmente comprometida em construir um futuro mais verde com seus parceiros”, disse Guillaume Halleux, diretor de carga da Qatar Airways Cargo.

A Gaussin e a Qatar Airways Cargo assinaram um contrato em 2020 para a entrega de 6 AMDTs, incluindo uma opção de mais 50 unidades. O objetivo é que esses transportadores substituam gradualmente os porta-paletes a diesel da companhia aérea de carga, marcando mais um passo em direção à meta da Qatar Airways Cargo de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050.

Informações da Qatar Airways Cargo e da Gaussin

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias