Quase colisão entre avião da FedEx e um de passageiros tem detalhes revelados pelos investigadores

O National Transport Safety Board (NTSB) divulgou mais detalhes sobre a investigação em andamento relacionada à quase colisão entre um avião de carga da FedEx e uma aeronave da Southwest Airlines. A divulgação inclui uma transcrição de quase 3.000 páginas de entrevistas realizadas como parte da investigação.

Como informado anteriormente aqui no AEROIN,

Em fevereiro de 2023, um avião Boeing 767F operando o voo FDX 1432 da FedEx estava pousando no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, enquanto um avião Boeing 737-700 da Southwest Airlines se preparava para decolar no voo SWA 708 com destino ao Aeroporto Internacional de Cancún.

As descobertas preliminares do NTSB indicam que foi o piloto da FedEx, e não os controladores de tráfego aéreo, quem percebeu o problema e instruiu a aeronave da Southwest a abortar a decolagem.

A transcrição das entrevistas revela que o controlador de tráfego aéreo, Damian Campbell, afirmou que esperava que o avião da Southwest decolasse mais rapidamente, antes que o avião da FedEx chegasse à mesma pista. Ele também mencionou que a densa neblina naquela manhã dificultava a visibilidade e que não conseguia ver a aeronave da Southwest.

A investigação também examinou outros fatores, como os horários de sono e descanso da tripulação, treinamento e experiência, e protocolos para lidar com diferentes situações. O NTSB continua com a investigação em andamento.

A transcrição completa das entrevistas pode ser encontrada no site do NTSB.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias