Quatro aviões Airbus A340 fazem voo suspeito para o Irã em possível evasão de sanções

Foto ilustrativa – aeroprints.com, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

Observadores de plataformas de rastreamento de voos chamaram a atenção do público nesta sexta-feira (23) para o voo suspeito de quatro Airbus A340, que decolaram da África, em uma possível transferência das aeronaves para o Irã. Se confirmado, esse movimento poderia ser classificado como uma evasão das sanções americanas.

Como reportou o perfil @Gerjon_ do Twitter, conhecido por monitorar movimentos incomuns nas ferramentas de rastreamento e em fotos de satélite, as quatro aeronaves pertenciam antes à Turkish Airlines, mas foram registradas novamente em Burkina Faso, antes de voarem para o Irã.

Segundo um levantamento as aeronaves tinham as seguintes matrículas quando voavam na Turkish: TC-JDM, TC-JDN, TC-JIH & TC-JII. Atualmente, estão registradas XT-AKK, XT-ALM, XT-AKB e a outra não foi identificada.

Por sua vez, outro perfil, o @BabakTaghvaee1, dedicado e reportes de inteligência, tuitou sobre o possível envolvimento da Turquia na evasão de sanções americanas, que impedem a exportação de equipamentos ao Irã, caso eles contenham insumos produzidos nos Estados Unidos, o que é o caso dos jatos da Airbus, que usam itens de várias partes do mundo.

No momento, não é possível comprovar a denúncia sobre a ajuda ao Irã ou quem está por trás do traslado das aeronaves. Sabe-se que o país persa enfrenta severos problemas com sua aviação, que conta com aviões antigos, já que não pode comprar novos das fabricantes ocidentais, bem como tem mais de uma centena de aeronaves paradas por falta de peças.

Como resultado, para conseguir mais aeronaves, que atenderão à demanda de passageiros ou servirão como fonte de reposição de peças, os iranianos têm recorrido há décadas a ajudas externas, de países dispostos a enfrentar as sanções dos Estados Unidos. Se esses aviões forem vistos no futuro, então será possível entender melhor o porquê de terem voado neste final de semana até a República Islâmica.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias