Querendo retomar à “era de ouro” da aviação, estreante britânica adquiriu mais três Airbus A380

A Global Airlines, uma nova companhia aérea britânica, anunciou na quinta-feira a aquisição de três A380 usados, totalizando então quatro aeronaves do modelo adquiridas para operações de longo curso.

O negócio da Global Airlines é visto ainda com ceticismo por vários analistas de mercado, já que a tendência mundial por parte das companhias aéreas é se desfazer de aeronaves de quatro motores, em prol de aviões bimotores modernos e com menor custo de operação. Os A380 teriam sido adquiridos da empresa de leasing Doric Aviation.

A Global, de fato, tem planos ambiciosos de iniciar voos transatlânticos saindo Londres a partir do próximo ano. Segundo a companhia, tal empreitada servirá para oferecer a seus clientes uma experiência de voo remontando à “era de ouro”. De acordo com o anunciado, Nova York será o primeiro destino.

O responsável por estimular este projeto, o jovem empresário inglês James Asquith, também é dono da Holiday Swap, que permite que viajantes “troquem” casas por férias, como uma espécie de Airbnb. Nesta plataforma, recentemente levantou-se novo capital e agora reporta ter em seu cofre US$ 60 milhões para o ramo de aviação.

Alguns nomes já bem estabelecidos na indústria da aviação já aderiram à Global, como a ex-Rolls Royce CCO, Jacqueline Sutton. O primeiro A380, de número de série 006, era usado pela Singapore Airlines, mas foi depois operado pela Hi Fly entre julho de 2018 e o final de 2020. No entanto, os números de série dos novos três A380 não foram ainda divulgados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias