Reaberto pela Força Aérea Brasileira o Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira reabriu para visitação, desde o dia 20 de março, o Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT), localizado em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, após obras estruturais no prédio e manutenção das réplicas de veículos, antenas e meios operacionais que compõem o acervo estático permanente.

O espaço é destinado a recuperar, preservar e divulgar o histórico das atividades operacionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e do Programa Espacial Brasileiro.

Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Turismo, o CCEIT é o segundo ponto turístico mais visitado do Rio Grande do Norte, por suas características que destacam sua localização, acesso e gratuidade, além de ser de grande relevância para a região.

Estiveram presentes no evento de reabertura o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Oficiais-Generais, Diretores, Comandantes e autoridades civis e militares.

Na oportunidade, o Diretor-Geral do DCTA, o Diretor do CLBI, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, e o Secretário de Turismo de Parnamirim (RN), Jarbas Filho, descerraram a Placa em distinção ao Batismo de Fogo Espacial, retratando o primeiro lançamento de veículo aeroespacial, Nike Apache, em 15 de dezembro de 1965, realizado pelo Governo Brasileiro.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Com uma nova proposta de tornar o espaço um instrumento de relação para aproximação e integração da Organização com a sociedade, foi dimensionado um ambiente para exposições e apresentações temporárias de entes institucionais associadas à temática espacial ou cultural.

Nesta reabertura, durante 30 dias, o Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), órgão sob administração da Agência Espacial Brasileira (AEB), está realizando sessões de Planetário, abordando temas de astronomia e do sistema solar.

Para o Diretor do CLBI, a reabertura do CCEIT, um dos principais pontos turísticos do estado, é razão de muita alegria para todos, pois valoriza o trabalho dos que se empenharam para a concepção do Centro, que existe desde 2011.

“Hoje, esse local representa mais do que o trabalho de divulgação das atividades espaciais e correlatas, feito por meio da parceria entre e o CLBI e a Prefeitura de Parnamirim. O Centro já é uma ferramenta de abertura de horizontes e incentivo para jovens e um local para pessoas de todas as idades acompanharem e até atuarem na área de ciência e tecnologia, hoje e no futuro”, afirma o Diretor.

Visitas

O CCEIT, além das exposições temporárias e permanentes, coordena visitas guiadas no CLBI para grupos organizados e aulas de campo de instituições de ensino, mediante agendamento prévio.

Projetado para se tornar um espaço de pesquisa, cultura e lazer, o CCEIT reúne em seu acervo peças originais e réplicas de foguetes lançados a partir das plataformas do CLBI, lançadores, antenas e radares meteorológicos e de telemedidas, e uma aeronave AT-26 – Xavante, de fabricação brasileira, que desempenhou um importantíssimo papel no emprego da Força Aérea Brasileira (FAB).

O agendamento de visitas para grupos deve ser feito com a Seção de Comunicação Social do CLBI nos contatos: (84) 3216-1455 / 3216-1304 ou via e-mail: visitaclbi@gmail.com.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Por atrasos na Boeing, American Airlines muda rede de voos para...

0
A American Airlines está promovendo uma grande mudança na sua malha de voos internacionais por atrasos da Boeing com o 787 Dreamliner.