Realizado, pela 1ª vez no mundo, um voo de formação com três aeronaves eVTOL em escala real

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: AutoFlight, via YouTube

A fabricante aeronáutica chinesa AutoFlight, especializada em tecnologia autônoma para veículos elétricos de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL), informa que executou com sucesso, pela primeira vez no mundo, um voo de formação de três aeronaves eVTOL autônomas em Xangai, na China.

Três exemplares do modelo “Prosperity I” da AutoFlight estiveram envolvidos no voo inovador, demonstrando a capacidade da empresa em design e fabricação rápida de protótipos e sua ambição de moldar o futuro do transporte aéreo.

O vídeo a seguir mostra alguns momentos do feito, desde a decolagem ao pouso:

A empresa, com sede dupla em Augsburg, na Alemanha, e em Xangai, na China, já havia alcançado um voo recorde mundial em fevereiro de 2023, quando um de seus protótipos percorreu 250 km com uma única carga de bateria, demonstrando o potencial de sustentabilidade do setor.

O histórico voo de formação utilizou três gerações da aeronave “Prosperity I”, indicando a rápida evolução do desenvolvimento da aeronave.

A empresa planeja transformar os protótipos em produtos, com uma versão de carga prevista para ser lançada na Ásia no próximo ano e uma versão para passageiros desenvolvida gradualmente nos próximos anos, atendendo aos devidos padrões de segurança da aviação.

“Nosso objetivo é complementar os meios de transporte urbano e regional para todas as pessoas, construindo táxis aéreos muito seguros, silenciosos e acessíveis”, disse Tian Yu, fundador da AutoFlight, que tem grande experiência no desenvolvimento e entrega de aeronaves pilotadas remotamente em grande escala.

Lukasz Gadowski, empresário de tecnologia, investidor e patrocinador da AutoFlight, acrescentou: “É um prazer fazer parte de um empreendimento que está remodelando as fronteiras da tecnologia e da inovação. Com este voo bem-sucedido, estabelecemos um novo padrão para a indústria eVTOL.”

“O voo em formação é uma prova do nosso compromisso em tornar o transporte aéreo seguro, sustentável e acessível”, disse Mark Henning, ex-chefe de engenharia da Airbus Helicopter e chefe da equipe AutoFlight Europe. “Temos muito mais por vir.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias