Reunião Anual de Controladores de Operações Aéreas Militares ocorrerá ao longo da próxima semana

A partir da próxima segunda-feira, dia 31 de julho, até a sexta-feira, 4 de agosto, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) realizarão a Reunião Anual de Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

Segundo informa o DECEA, a reunião, coordenada pela Divisão de Operações Militares (DOPM) do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, tem o objetivo de avaliar as atribuições rotineiras dos Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM) e as corretas utilizações de técnicas e táticas empregadas no cumprimento da missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro.

A importância desse treinamento é aprimorar as técnicas, ampliar conhecimentos e dar oportunidade aos militares de desenvolverem a doutrina operacional, visando ao contínuo aprimoramento da capacitação, ao desempenho do OCOAM e ao estímulo do espírito competitivo e de corpo.

Participarão do treinamento os Centros de Operações Militares (COpM) dos Quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV), o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) com os seus Esquadrões Subordinados e o 2º/6º GAv (Esquadrão Guardião).

Durante a programação serão realizados exercícios operacionais, que incluem interceptação de tráfego ilícito, treinamento de conflito e simulação de voo, maratona intelectual, competição esportiva, além de um simpósio de doutrina operacional e de capacidades militares do radar LP23NG e Link BR2.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Projeto que obriga transporte de animais em cabine de avião é...

0
A Câmara aprovou projeto de lei que obriga as companhias aéreas a transportar cães e gatos dentro da cabine do avião, junto dos passageiros.