Recaro cria assento que aumenta a capacidade do Airbus A320neo para 194 passageiros

As companhias aéreas buscam constantemente atualizar seus serviços para cumprir as exigências dos clientes e das autoridades aeronáuticas, enquanto também tentam rentabilizar ao máximo cada voo. Nesse contexto, as empresas que desenvolvem assentos de aeronaves são uma peça-chave.

Um exemplo disso está no novo assento fabricado pela empresa alemã Recaro, que promete aumentar a capacidade dos Airbus A320neo para 194 passageiros, diante dos 188 atuais na maioria das empresas aéreas. O projeto, denominado X-Tend, foi criado especificamente para as saídas de emergência na parte de trás da aeronave.

Quando o passageiro se levanta, a parte da frente do assento se dobra automaticamente. Quando o passageiro senta novamente, o assento trava automaticamente no lugar, proporcionando maior espaço que é necessário para as saídas de emergência. Um vídeo, abaixo, mostra como ele funciona.

Com essa inovação, a capacidade do avião pode ser aumentada. O gerente de produto da Recaro, Julian Lohwasser, afirma que além da mudança no assento, serão necessárias outras modificações na cabine, na cozinha e em uma divisória para que o máximo seja alcançado.

De acordo com Lohwasser, as informações técnicas das mudanças ainda são mantidas em segredo, enquanto os testes de certificação do novo assento continuam em andamento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias