Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) lança o Simpósio Mundial de Sustentabilidade

Airbus A350-900

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informou nesta última segunda-feira, 26 de junho, o lançamento do Simpósio Mundial de Sustentabilidade (WSS) da IATA. A primeira edição ocorrerá em Madri, Espanha, de 3 a 4 de outubro de 2023.

Segundo a IATA, com os governos agora alinhados com o compromisso da indústria de descarbonizar a aviação até 2050, este simpósio facilitará discussões críticas em sete áreas principais:

– A estratégia geral para alcançar emissões líquidas zero até 2050, incluindo Combustíveis Sustentáveis ​​para Aviação (SAF);

– O papel crucial do governo e do apoio político;

– Implementação efetiva de medidas de sustentabilidade;

– Financiamento da transição energética;

– Medir, rastrear e relatar emissões;

– Abordando as emissões não-CO2;

– A importância das cadeias de valor.

Willie Walsh, diretor geral da IATA, que discursará no WSS, lembra que as companhias aéreas se comprometeram, em 2021, com emissões líquidas zero até 2050, e no ano passado, os governos fizeram o mesmo compromisso por meio da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI / ICAO).

“Agora, o WSS reunirá a comunidade global de especialistas em sustentabilidade do setor e governos para debater e discutir os principais facilitadores para a descarbonização bem-sucedida da aviação, nosso maior desafio de todos os tempos”, disse Walsh.

O WSS fornecerá uma plataforma especificamente adaptada para profissionais de sustentabilidade de companhias aéreas, reguladores e formuladores de políticas, bem como partes interessadas na cadeia de valor do setor.

Os palestrantes incluirão:

– Patrick Healy, presidente da Cathay Pacific;

– Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group;

– Robert Miller, professor de tecnologia aerotérmica e diretor do Laboratório Whittle da Universidade de Cambridge;

– Suzanne Kearns, diretora fundadora do Waterloo Institute for Sustainable Aviation (WISA);

– Andre Zollinger, gerente de políticas do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL) do Massachusetts Institute of Technology (MIT);

– Marie Owens Thomsen, vice-presidente sênior de sustentabilidade e economista-chefe da IATA.

A IATA disponibiliza mais informações e inscrições na página oficial do WSS neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias