Reforma do Aeroporto de Cáceres (MT) visa a atrair empresas aéreas comerciais

Aeroporto de Cáceres – Imagem: Google Earth

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, anunciou que os recursos para as obras de ampliação e reforma do Aeroporto Municipal Nelson Dantas, estão assegurados e a empresa responsável pela execução dos trabalhos recebeu ordem de serviço pelo Governo do Mato Grosso nas últimas semanas, e já iniciou a mobilização dos equipamentos e pessoal.

Segundo a prefeita, os projetos desta obra foram readequados pela atual administração municipal e aprovados pelos Governos Federal e Estadual, buscando mais melhorias e recursos para este modal aeroviário.

Havia um projeto da administração anterior que não atendia as demandas necessárias para que este aeroporto se tornasse viável para seu funcionamento. Conseguimos quase o dobro de recursos. Nosso aeroporto está defasado e ficou sem investimentos por muito tempo, esta reforma estava prevista no meu plano de governo e estamos realizando e cumprindo o compromisso”, observou Eliene.

A prefeita destacou que o projeto de reforma e ampliação do aeroporto de Cáceres prevê um novo terminal de embarque e desembarque de passageiros, inclusive com guichês para companhias aéreas, manutenção com recapeamento asfáltico da pista de pouso e decolagem, pista de taxiamento e pátio para aeronaves, além do recapeamento asfáltico no estacionamento público externo.

Eliene Liberato disse que conversou pessoalmente com o Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, assim como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, sobre a importância de manter Cáceres, que tem posição estratégica geográfica, sempre na previsão das obras públicas do Governo federal.

A nossa cidade tem um potencial imenso de desenvolvimento e para o turismo, por isso precisamos de um aeroporto melhor. Com estas melhorias, vamos aumentar a segurança das aeronaves nos processos de pouso e decolagem, além de permitir maior comodidade para tripulações e usuários”, avaliou.

A prefeita comenta que este é o primeiro passo para atrair empresas aéreas comerciais a operarem em Cáceres. “Estas melhorias são fundamentais para o município que é polo regional de educação, saúde, turismo, pecuária e vive a expectativa comercial da sua Zona de Processamento de Exportação. Estamos muito contentes, vivemos grandes expectativas para Cáceres, esta reforma é o início de grandes projetos, pois além da viabilidade logística para cargas e pessoas, Cáceres está se transformando também em um centro de negócios e um aeroporto é uma porta aberta para o desenvolvimento. Que venham empresas comerciais operar aqui” reiterou Eliene.

O secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro Wesley Lopes, informou que esta obra prevê no lado Terra a execução da construção do terminal de passageiros (TPS) e recepção. Já o lado Ar, contempla obras de fornecimento e instalações dos materiais, equipamentos e sistemas de auxílios visuais à navegação, principalmente noturna, como a sinalização horizontal e vertical, balizamento luminoso, farol de aeródromo, biruta iluminada, PAPI e iluminação de pátio de aeronaves.

O engenheiro informou ainda que já foi iniciada a etapa de aplicação de microrevestimento asfáltico modificado por polímero na área externa do estacionamento púbico, e aguarda autorização da ANAC para, no início de maio, interditar totalmente a pista para pouso e decolagem e iniciar o recapeamento na área interna.

Essa reforma vai assegurar não apenas o investimento em infraestrutura aeroportuária, mas principalmente fomentar o desenvolvimento da aviação regional, contribuindo no progresso de Cáceres e municípios vizinhos”, concluiu Wesley Lopes.

Informações da Prefeitura de Cáceres

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

A última das 3 maiores empresas aéreas da China também encomenda...

0
O pedido dos novos aviões da fabricante chinesa COMAC vem poucos dias depois de outro anúncio semelhante, também para 100 unidades do jato.