Completados 40 anos do dia em que pilotos fizeram um pouso milagroso com um Boeing 767

No dia 23 de julho de 1983, os canadenses viram um feito impressionante com o voo doméstico AC-143 da Air Canada. No Boeing 767, de matrícula C-GAUN, havia 61 passageiros e 8 tripulantes planejando voar de Montreal para Edmonton, quando os motores inexplicavelmente pararam de funcionar a uma altitude de 12.000 metros.

O que se seguiu foi uma histórica aterrissagem sem motor na antiga base aérea militar de Gimli que será lembrada por todos os canadenses para sempre. Sem equipamentos no cockpit, os pilotos do voo 143 encontraram-se com tarefa hercúlea à sua frente. No entanto, graças à experiência anterior de comandante Robert Pearson em voar planadores, ele e seu copiloto Maurice Quintall conseguiram um milagre.

O avião de várias toneladas aterrissou com sucesso, sem nenhum dos passageiros ficando gravemente ferido no incidente. Depois que pousou, os engenheiros da fabricante adicionaram uma turbina de emergência ao projeto, que sai da barriga da aeronave para alimentar os equipamentos mais importantes.

Após muita preparação, conseguiram fazer o avião voar por outros 25 anos até chegar a sua aposentadoria em 2008.

Depois de uma profunda investigação, ficou clara a causa. Era o sensor de nível de combustível do avião que não estava funcionando, enquanto havia um erro de cálculo na hora de reabastecer, confundindo galões e libras por litros e quilogramas. A mudança do sistema imperial para o sistema métrico pelo Canadá desempenhou um papel significativo

O planador Gimli não somente representa a coragem dos pilotos do voo 143, mas também a importância dos treinamentos. Agora, em 23 de julho de 2023 marca o 40º aniversário deste milagre aéreo.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias