Reunião sobre navegação aérea com todo o setor aéreo será realizada pelo DECEA na próxima semana

Imagem: Aline Prete / DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa hoje que realizará, na próxima terça-feira (06/02), um encontro com diretores das companhias aéreas, associações, concessionárias aeroportuárias, órgãos governamentais, instituições e empresas parceiras.

O evento contará também com as presenças do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e do Alto-Comando da Força Aérea Brasileira (FAB).

A reunião, que será realizada no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), no Rio de Janeiro (RJ), tem por objetivo discutir os desafios e as oportunidades diante das novas demandas do setor.

Na ocasião, as autoridades debaterão e compartilharão as melhores práticas e soluções para a contínua evolução da navegação aérea. Além disso, serão apresentadas as mais importantes realizações do DECEA em benefício do usuário do transporte aéreo e da comunidade aeronáutica.

Entre os destaques estão a implantação do Projeto Eficiência de Rotas, que inclui a reestruturação da rede de rotas fixas das regiões de Informação de Voo (FIR) de Brasília e de Recife, e a ativação do Projeto Agile, iniciativa que prioriza a tomada de decisão colaborativa e proporciona maior eficiência das operações aéreas, redução no consumo de combustível e de emissões de poluentes, além de otimizar o aeroporto e o espaço aéreo.

Será apresentado também o Boletim de Performance ATM 2024 com os principais dados e indicadores relevantes à aviação em relação ao ano de 2023, com o objetivo de disponibilizar, de forma transparente e ágil, os dados e indicadores de performance para a comunidade ATM.

Este evento é uma oportunidade para atualizar as ações que vêm sendo empreendidas pelo DECEA e estabelecer um canal de comunicação com todos os setores envolvidos com aviação.

Informações do DECEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias