Revista da década de 1950 sugeria dicas para mulheres arrumarem um marido no aeroporto

Foto: Domínio Público

Uma postagem no Facebook (disponível abaixo) de uma mulher que comprou uma revista McCall’s de 1950, que oferecia “129 maneiras de conseguir um marido”, se tornou novamente viral, como ocorre de tempos em tempos. O curioso da matéria é entender como funcionava a cultura naquela época, nos EUA (e em muitos países do mundo), onde as mulheres tinham menos direitos do que os homens.

À época, o artigo contou com um painel de 16 consultores, incluindo uma comissária de voo, para discutir como as mulheres poderiam aumentar suas chances de se casarem, num contexto em que havia muito mais mulheres do que homens solteiros nos Estados Unidos do pós-segunda-guerra.

Entre as dicas se destacavam as de serem amigáveis com homens feios, de usar salto alto, pegar um bronzeado de sol e não aceitar empregos em empresas dirigidas principalmente por mulheres. No entanto, há várias dicas relacionadas com aviação.

Uma delas é a de número 119, que sugere que as mulheres peguem o ônibus do aeroporto para de maneira insistente, na esperança de prender um viajante de negócios. Além dessa, as mulheres também são aconselhadas a ficar em pequenos hotéis para ter mais interação com “estranhos” e também que elas se tornem aeromoças por causa dos altos custos de casamento.

As 129 dicas oferecem um retrato particularmente curioso e engraçado sobre o que as mulheres da época consideravam como passos úteis para encontrar o parceiro ideal. Hoje, ainda que os conselhos oferecidos soem estranhos, eles mostram como as mulheres enfrentavam o sexismo naquela época.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias