Romênia inaugura centro de treinamento para pilotos ucranianos de F-16

Na Romênia, foi inaugurado o primeiro Centro de Treinamento Europeu para os caças Lockheed Martin F-16 Fightin Falcon.

U.S. Air Force photo/Tech. Sgt. Nicholas Rau

O local de treinamento (EFTC) destina-se a capacitar pilotos romenos e ucranianos para se tornarem pilotos de F-16. A Ministra da Defesa dos Países Baixos, Kajsa Ollongren, e seu homólogo romeno Angel Tîlvăr, foram responsáveis pela abertura. Segundo Ollongren, o centro de treinamento simboliza a maneira como os países europeus unem suas forças, fortalecendo assim a defesa da Europa.

A Força Aérea Romena recentemente adquiriu aviões F-16. Como aliado da OTAN, o país pretende utilizar essas aeronaves para monitorar o espaço aéreo oriental da aliança. Ter uma localização de treinamento para F-16 em seu próprio país, onde também os pilotos romenos serão treinados, é um marco significativo.

A Ministra Ollongren afirmou: “Dessa forma, a Romênia poderá fazer uma contribuição crucial para a proteção da fronteira leste europeia. O futuro do centro de treinamento está em mãos competentes.”

A inauguração contou com a presença dos embaixadores dos Estados Unidos e da Ucrânia na Romênia. A Lockheed Martin, fabricante das aeronaves, também estava representada.

No centro de treinamento romeno, pilotos ucranianos também serão treinados para se tornarem pilotos de F-16. Segundo Ollongren, o treinamento desses pilotos e a entrega das aeronaves F-16 são passos importantes na defesa da Ucrânia contra a agressão russa.

A ministra visitou Kharkiv e Kyiv na Ucrânia, atingidas pela guerra, há menos de 2 semanas. Lá, ela testemunhou pessoalmente a determinação contínua da Ucrânia em vencer a batalha desde o primeiro dia da invasão russa.

A Holanda liderou a iniciativa de estabelecer o EFTC e disponibilizou 12 a 18 caças F-16s para esse fim. As aeronaves de combate continuam sendo propriedade da Holanda, sendo que as primeiras 5 já estão na Romênia.

Pela Assessoria de Imprensa do Ministério da Defesa dos Países Baixos

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias