Russa Aeroflot consegue comprar 10 jatos Boeing 777-300 de arrendador europeu

Boeing 777-300 da Aeroflot – Imagem: Fedor Leukhin / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A companhia aérea estatal russa Aeroflot realizou a compra de 10 aeronaves Boeing 777-300ER de um arrendador irlandês, conforme comunicado divulgado pela empresa na semana passada. De acordo com a agência de notícias TASS, a empresa aérea esclareceu que a transação foi feita levando em consideração todas as licenças exigidas dos reguladores russos e estrangeiros.

A Aeroflot comprou e adquiriu a propriedade de 10 aeronaves Boeing 777-300ER de longa distância, que estão sob arrendamento financeiro de uma empresa de leasing irlandesa desde 2013 e 2014”, disse o comunicado à imprensa.

A Aeroflot continuará trabalhando na implementação de transações para a compra de aeronaves, a fim de manter a atual frota de aeronaves estrangeiras em operação própria e expandir a possibilidade de sua operação. Essa abordagem também confirma a confiabilidade da Aeroflot como um contraparte que cumpre com responsabilidade suas obrigações contratuais”.

Em abril, a União Europeia adotou uma emenda às sanções anti-russas, que permite que empresas de leasing vendam aeronaves localizadas na Rússia para companhias aéreas locais. 

Esta medida permite que os governos europeus deixem os arrendadores aceitarem pagamentos de empresas russas que receberam aeronaves em arrendamento financeiro sob acordos concluídos antes de 26 de fevereiro. A propriedade da aeronave pode ser transferida após o pagamento do arrendamento.

A Aeroflot fez uma compra semelhante em maio de 2022, adquirindo 8 Airbus A330, que também foram arrendados de empresas ocidentais. Os aviões ficaram presos na Rússia após sanções internacionais impostas à indústria de aviação do país devido à invasão da Ucrânia.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

De 1.574 Boeing 747 construídos, um total de 421 está em...

0
Dos 1.575 747 construídos, atualmente, apenas 421 estão em serviço ativo nas em 61 companhias aéreas e agências governamentais no mundo.