Início História

Rússia celebra 135 anos do nascimento de Tupolev, um dos maiores projetistas de aeronaves do século XX

Tu-160

A russa United Aircraft Corporation (UAC) informa que a sexta-feira, 10 de novembro de 2023, marcou o 135º aniversário do nascimento de Andrei Nikolaevich Tupolev, um dos maiores projetistas de aeronaves do século XX.

Tupolev foi o fundador da indústria aeronáutica russa totalmente metálica e de um dos mais antigos escritórios de design de aviação do mundo, o OKB A.N. Tupolev.

Em homenagem ao aniversário, funcionários da empresa Tupolev, liderados pelo Diretor Geral Vadim Korolev, colocaram flores no monumento a Andrei Nikolaevich Tupolev. Eles também homenagearam a memória do fundador da empresa depositando flores em seu túmulo no cemitério de Novodevichy.

Imagem: United Aircraft Corporation

“O grande mérito de Andrei Nikolaevich e seus associados foi a criação de uma escola de design Tupolev única. Deu ao nosso país toda uma galáxia de designers talentosos, várias gerações de engenheiros e trabalhadores que criaram exemplos insuperáveis ​​de tecnologia de aviação, tanto civil como militar. A sua vida é um exemplo de atitude devotada ao seu trabalho e à sua pátria. Este é o exemplo que todos devemos e tentamos seguir”, disse Vadim Korolev, Diretor Geral da Tupolev. 

Na pequena terra natal de Andrei Nikolaevich Tupolev, foram organizados eventos festivos dedicados à data significativa.

Andrei Tupolev nasceu em 10 de novembro de 1888 perto da cidade de Kimry. Em 1908 ingressou na Escola Técnica Imperial de Moscou e de 1916 a 1918 trabalhou no primeiro escritório de aviação na Rússia. Junto com Nikolai Zhukovsky, formou o Instituto Aerohidrodinâmico Central (TsAGI).

Em outubro de 1922, uma Comissão para a Construção de Aeronaves Totalmente Metálicas foi organizada no TsAGI, presidida por Andrei Tupolev. Este evento marcou o início da história do futuro mundialmente famoso Tupolev Design Bureau.

Nas décadas de 20 e 30, sob a liderança de Tupolev, foram criadas aeronaves inovadoras para fins militares e civis – ANT-4 (TB-1), ANT-6 (TB-3), ANT-20, ANT-35, ANT -40 (SB), ANT-42 (TB-7).

Em 21 de outubro de 1937, Tupolev foi preso sob falsas acusações de sabotagem e espionagem. Na prisão, ele, junto com outros projetistas de aeronaves reprimidos, trabalhou no TsKB-29 especial do NKVD.

Com a eclosão da guerra, em 21 de julho de 1941, Tupolev foi libertado antecipadamente e evacuado para Omsk, onde organizou a produção da aeronave “103” (Tu-2) em uma fábrica de montagem de aeronaves inacabada. No total, 11 tipos de aeronaves e torpedeiros Tupolev foram utilizados nas frentes da Grande Guerra Patriótica.

No período pós-guerra, sob a liderança do projetista de aeronaves Tupolev, vários bombardeiros Tu de alta qualidade foram desenvolvidos e introduzidos, as bases dos programas de modificação Tu-95 e Tu-22 foram lançadas e começou a criação do bombardeiro porta-mísseis estratégico Tu-160.

Andrei Tupolev deu uma enorme contribuição para o desenvolvimento da aviação civil: sob sua liderança, foram criadas aeronaves para companhias aéreas de passageiros nacionais e internacionais – Tu-104, Tu-114, Tu-124, Tu-144, Tu-134 e Tu-154.

Tupolev procurava oportunidades para criar novos tipos de aeronaves de passageiros de longo curso, o que levou ao surgimento das modernas aeronaves Tu-204/214 e Tu-334.

No total, sob a liderança do destacado projetista, foram projetados mais de 100 tipos de aeronaves, 70 dos quais foram construídos em série. Ele treinou toda uma geração de designers e cientistas proeminentes que chefiaram escritórios de design de aviação e espaço. Mais de 270 recordes mundiais de aviação foram estabelecidos em aeronaves criadas sob sua liderança e 28 voos excepcionais foram concluídos.

Andrei Nikolaevich Tupolev morreu em 23 de dezembro de 1972 em Moscou. O Aeroporto Internacional de Vnukovo, a Universidade Técnica de Kazan, uma ilha na Baía Ob do Mar de Kara, um aterro em Moscou, ruas em Kiev, Ulyanovsk, Kimry, Zhukovsky e outras cidades levam seu nome.