Rússia e Bielorrússia se juntam para desenvolver novo avião turboélice de 19 lugares

Let 410 – Imagem: Julian Herzog / CC BY 4.0, via Wikimedia

Na Exposição Industrial Internacional Innoprom, realizada em Ecaterimburgo, líderes da Federação Russa e da República da Bielorrússia assinaram um programa de cooperação para a fabricação de aeronaves. A informação foi comunicada pelo Comitê Estadual da Indústria Militar da Bielorrússia e repercutiu na imprensa russa.

Os firmantes foram o presidente do Comitê Militar-Industrial do Estado da República da Bielorrússia, Dmitry Pantus, e o vice-ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa, Oleg Bocharov. O plano de ação para a implementação deste projeto também foi aprovado pelos líderes da Planta de Aviação Civil JSC Ural e da Planta de Reparo de Aeronaves JSC 558.

Como resultado, os signatários acertaram em princípio o desenvolvimento e a montagem em massa na Bielorrússia de uma aeronave turboélice de 19 lugares para passageiros, com expectativa de fazê-la entrar em serviço até 2028. Esta iniciativa vai substituir o L-410, avião da fabricante checa LET, empresa que antes era também de propriedade russa, mas passou a ser 100% checa no ano passado.

O principal objetivo do novo veículo é limitar os custos da hora de voo e o gasto total em operações regionais. O motor VK-800 será parte da usina desta nova aeronave. O projeto visa atender à crescente demanda no transporte aéreo comercial e é o primeiro passo para a criação de uma aviação civil independente na Bielorrússia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias