Rússia está desenvolvendo um assistente inteligente para substituir o copiloto em voos comerciais

Foto de Kelly L via Pexels

Um assistente inteligente está sendo desenvolvido na Rússia, projetado para substituir o copiloto da aeronave. Isto foi afirmado pelo Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa, Denis Manturov, durante uma viagem de trabalho a Murmansk, relatou uma matéria da agência estatal TASS.

“As tendências para a transferência de quase todos os modos de transporte em autonomia parcial ou total estão se fortalecendo a cada ano. Para aeronaves, o primeiro desenvolvimento na área de automação de controle remonta ao início do século passado, e agora o piloto automático é totalmente responsável por o voo, com exceção da decolagem e pouso. Nossa ciência já está trabalhando na substituição do copiloto por um assistente de inteligência artificial”, disse Manturov.

Manturov acrescentou que táxis não-tripulados com tecnologia nacional já transportam passageiros em um dos distritos de Moscou, em modo de teste e sob a supervisão de um piloto de testes. 

Em junho, foi lançada a movimentação de caminhões não tripulados equipados com sistemas de comunicação, navegação, visão técnica e processamento de informações de entrada na rodovia São Petersburgo – Moscou.

Segundo o ministro, os testes de tecnologia automática e de controle remoto também afetaram manobras de locomotivas e trens elétricos. Mesmo agora, alguns trens do Círculo Central de Moscou circulam sem piloto: o maquinista apenas monitora o correto funcionamento dos sistemas. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Delta Air Lines sobe salário mínimo e dá aumento para todos...

0
Após o pagamento de US$1,4 bilhão em participação nos lucros, a Delta está investindo em seus funcionários ao aumentar o salário mínimo.