Com certificado de seguro falso para um jato Embraer ERJ-145, empresa aérea tem licença revogada

Imagem: Xejet

A Xejet, uma companhia da Nigeria especializada em voos de negócios, foi alvo de uma fiscalização por órgãos reguladores de aviação do país (NCAA), que revogaram o certificado de operador aéreo da empresa mediante um questionamento quanto à autenticidade de documentos de seguros relacionados a uma aeronave Embraer ERJ-145LR, identificada com o prefixo 5N-BZM (msn 14500842).

Segundo a imprensa local, a companhia entraria em contato com a NCAA para provar que todos os documentos solicitados estavam em conformidade.

Uma carta da Autoridade de Aviação, divulgada pelo jornal The Sun, relataria haver suspeitas da não emissão dos documentos de seguros pela seguradora Consolidated Hallmark Insurance. Como medida de segurança e interesse público, a NCAA suspendia de forma imediata o Certificado de Operador Aéreo enquanto a investigação sobre o assunto seguia seu curso.

Como consequência, a frota de aeronaves da companhia foi colocada em solo, incluindo os três ERJ-145 e um CRJ200.

Apesar deste ocorrido, a empresa disse que ainda segue firmemente engajada ao seu projeto de certificação para operações de voos não-regulares em toda a África, previstos para 2024.

Da mesma forma, não se trata de uma empresa nova, mas de uma companhia com mais de 20 anos de experiência. Sua longevidade até aqui não garante, porém, continuidade, caso irregularidades graves como a questão do seguro sejam confirmadas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias