Russos mandam caça para interceptar avião especial francês que sobrevoava o Mar Negro

O Ministério da Defesa da Rússia informou na terça-feira passada que lançou um avião de combate para evitar uma “violação da fronteira de Estado da Rússia” por três aeronaves militares francesas sobre o Mar Negro. Este tipo de incidente tem ocorrido regularmente, mesmo antes da ofensiva da Rússia na Ucrânia em 2022.

“Para evitar uma violação da fronteira do Estado russo, um avião de combate Su-27 foi levado ao ar”, disse o Ministério da Defesa da Rússia.A tripulação identificou uma aeronave de radar de longo alcance E-3F e dois caças multiuso Rafale-S pertencentes à Força Aérea francesa sobre o Mar Negro.

Conforme os caças russos se aproximavam, “as aeronaves militares estrangeiras fizeram uma manobra em ‘U’ para se afastar das fronteiras da Federação Russa”, informou ainda o ministério.

De acordo com a declaração do ministério, não houve violação registrada da fronteira. Este é o mais recente de uma série de incidentes semelhantes sobre o Mar Negro.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias