Santos Dumont não terá mais novos voos com nova regra de capacidade

Foto por GOL – Cássio Vasconcellos

O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, não terá mais novas rotas com uma nova regra a ser colocada em vigor em breve. A decisão foi anunciada por Márcio França, Ministro de Portos e Aeroportos, em seu Twitter após recentes debates sobre a questão dos aeroportos cariocas: Galeão e Santos Dumont.

Hoje, o Santos Dumont opera com 10,1 milhões de passageiros ao ano segundo os dados da Infraero referentes a 2022. A capacidade do aeroporto, porém, é de 9,9 milhões ao ano, que foi aumentada recentemente para 15 milhões sem muitas explicações.

O Galeão, porém, vai na contramão: opera com apenas 16% da sua capacidade e viu o volume de tráfego cair pela metade nos últimos anos, causado por uma série de fatores,incluindo má gestão, corrupção, violência e falta de transporte público.

Para reverter a situação, o Governo Federal planeja continuar o projeto de relicitação do Galeão junto da privatização do Santos Dumont. Além disso, Márcio França já anunciou que determinou o limite de passageiros ao ano para 10 milhões, impedindo um crescimento do aeroporto central do Rio.

Isto poderia gerar mais voos no Galeão, mas também pode gerar um aumento nas passagens aéreas, já que a oferta não acompanhará a demanda e mais pessoas estão dispostas a pagar mais para voar pelo Santos Dumont do que pelo aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, principalmente viajantes de negócios que usam a Ponte Aérea.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até