Seguindo o Ocidente, Rússia planeja desenvolver uma aeronave comercial elétrica

Imagem: Ilyushin

Na Rússia, está previsto o desenvolvimento de uma aeronave elétrica, disse o Ministério da Indústria e Comércio à agência estatal de notícias TASS, referindo-se à estratégia para o desenvolvimento da indústria manufatureira da Federação Russa até 2030 e para o período até 2035.

A criação de tal aeronave no documento está listada no grupo prioritário de produtos da indústria aeronáutica, especificou o Ministério da Indústria e Comércio. Também neste grupo estão a criação de uma aeronave supersônica de passageiros, um jato executivo leve, um helicóptero pesado e outros.

Anteriormente, em entrevista à TASS, o vice-primeiro-ministro Denis Manturov, chefe do Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa, disse que também estão em andamento trabalhos para criar uma nova aeronave doméstica de fuselagem larga com motores fora da asa. 

Está previsto o desenvolvimento de um demonstrador do novo avião em 2027-2028, após o qual serão iniciados os trabalhos de desenvolvimento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias