Semana da Independência terá participação da FAB com desfiles aéreo e exposições

Esquadrilha da Fumaça durante o Desfile Cívico-Militar, em Brasília Imagem: Força Aérea Brasileira

De 7 a 10 de setembro, durante a Semana da Pátria, a Esplanada dos Ministérios será o palco da participação da Força Aérea Brasileira em uma exposição de equipamentos militares e telas interativas, destinadas a apresentar às pessoas as atividades e os programas estratégicos desenvolvidos pelas Forças Armadas.

A capital federal se imerge em um ambiente de festividades patrióticas, cujo lema é “Democracia, Soberania e União”.

Entre as atrações acessíveis ao público, destacam-se a exibição dos helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk, juntamente com uma maquete em escala real do caça F-39 Gripen.

Ademais, os visitantes terão a oportunidade de explorar a história do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont, através de duas tendas temáticas que exporão, entre outras peças, uma réplica da aeronave Demoiselle.

Um destaque adicional será a presença de dois simuladores da aeronave A-29 Super Tucano, permitindo ao público experimentar a sensação de voar em uma aeronave da FAB. A exposição estará disponível das 9h30 às 17h30, e também abrigará uma área atrativa para o Instagram e voltada ao entretenimento das crianças, com a presença dos mascotes Fabinho e Dumontzinho, além de outras atrações.

Imagem: Força Aérea Brasileira / CECOMSAER

Desfile Cívico-Militar

Militares e parte da frota de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) integrarão o Desfile Cívico-Militar da Independência da República, na próxima quinta-feira (07/09). O evento, tradicional em todo o país, tem início previsto para às 9 horas, na Esplanada dos Ministérios.

A FAB apresentará, para toda a população, o desfile da tropa em solo, que será integrado pela Banda de Música da OSFAB, pelo Grupamento de Comando da Tropa da FAB, pelo Grupamento de Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), pelo Grupamento de Aeronavegantes, pelo Grupamento Feminino, pela Companhia de Cerimonial Santos Dumont e pelos Motociclistas. Com isso, haverá o envolvimento de mais de 400 militares da FAB sob a coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).

Haverá, ainda, uma apresentação aérea, composta pelas aeronaves KC-130 Hércules, A-1M, E-99, R-99, KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. São vetores aéreos que atuam na defesa e integração do território nacional, por meio das ações de Transporte Aerologístico, Reabastecimento em Voo, Ataque, Reconhecimento Aéreo, Controle e Alarme em Voo, Combate a Incêndio em Voo, Defesa Aérea e Policiamento do Espaço Aéreo.

Em complemento, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, também fará uma apresentação especial nos céus de Brasília.

Exposição no Parque da Cidade

As celebrações pelos 201 anos da Independência do Brasil começaram na sexta-feira (01/09), com a “Exposição da Independência”, no estacionamento Ana Lídia, dentro do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O evento foi destinado ao público em geral e ficou aberto até domingo (03). 

A mostra contou com equipamentos militares, como embarcações, carros de combate, armamentos e aeronaves nos estandes das Forças Armadas. Além disso, os visitantes puderam assistir às apresentações de bandas militares e interagir nas oficinas recreativas  e educativas.

A principal atração da Força Aérea Brasileira (FAB) foi a réplica, em tamanho real, da aeronave de caça F-39 Gripen.  O público pôde conhecer a aeronave de perto, além de conversar com os pilotos, que estavam disponíveis para responder perguntas e explicar o seu funcionamento. Também estiveram presentes no evento  os mascotes Fabinho e Dumontzinho. 

Para o Bibliotecário Warley Luis Vasconcelos Gomes, a Exposição da Independência é um evento cultural significativo, que nos conecta com a história do país. “Estive aqui ano passado e esse tipo de evento cria uma experiência que nos permite entender melhor o trabalho das Forças Armadas. Poder conhecer uma aeronave de caça de perto é muito curioso e gratificante”, disse.

Na tarde de sábado o público também conferiu uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Força Área Brasileira (OSFAB). O repertório incluiu canções militares, músicas clássicas e canções populares brasileiras. 

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias