Sikorsky S-92, maior aeronave de offshore, desembarca no Aeroporto de Maricá (RJ) para treinamento

Sikorsky S-92 da Omni Táxi Aéreo – Imagem: Paulo Ávila / Prefeitura de Maricá

No último final de semana, nos dias 21 e 22 de janeiro, um Sikorsky S-92, maior aeronave de offshore, com 19 lugares, desembarcou no Aeroporto de Maricá (SBMI), administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), para um treinamento de carga externa a partir de uma tonelada, realizada pela empresa Omni Táxi Aéreo.

A prática foi realizada para fazer a habilitação de quatro pilotos que irão operar na base de Urucu da Petrobras, no Amazonas.

Engate e desengate de carga externa

O comandante da Omni, Nelson Lacombe, explica que, durante o fim de semana, os quatro pilotos têm cerca de 1h30, cada, para realizar o treinamento de engate e desengate da carga externa na aeronave.

Nós vamos engatar, decolar em direção a lagoa com a carga, retornar e deixar a carga na mesma posição. Cada um tem esse tempo para eles se sentirem mais à vontade na operação. Depois, tem o check para fazer a homologação deles, que dura cerca de 30 minutos, totalizando 2 horas”, explicou Lacombe.

Logística que facilita

Segundo o piloto André Hirabae, que trabalha há 15 anos na Omni Táxi Aéreo, a logística do Aeroporto de Maricá é muito boa para realizar os treinamentos. “O helicóptero fica baseado no Aeroporto de Jacarepaguá e, como lá é um local de movimentação intensa, nós preferimos vir para o Aeroporto de Maricá, que também é perto do Rio de Janeiro e tem facilidade de locomoção e de achar pousadas. Além disso, temos dois hangares da Omni aqui, o que nos dá um apoio. Por isso, qualquer tipo de operação para Omni é melhor aqui em Maricá”, afirmou Hirabae.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Latam é reconhecida com a quinta melhor aérea do mundo em...

0
O LATAM Airlines Group recebeu um reconhecimento de suas práticas de sustentabilidade. A companhia aérea foi destacada