O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participou da reunião da União dos Sindicatos e Associações de Pilotos Latam (USapla), uma instância de colaboração em que os sindicatos e associações de pilotos, que atuam diretamente na Latam Airlines ou em suas subsidiárias, podem trocar experiências e visões sobre o trabalho do sindicato, as perspectivas do setor e, principalmente, da empresa.
A reunião foi realizada nos dias 19 e 20 de março com representantes da Colômbia, Equador, Peru, Chile, Brasil e Paraguai, e contou com a participação de representantes do sindicato de pilotos da Delta Airlines e de Daniel Bianco, vice-presidente executivo para a América do Sul da Ifalpa (Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linha Aérea).
No encontro, os representantes sindicais debateram questões relevantes que estão sendo trabalhadas em conjunto pelas entidades, principalmente sobre a cooperação em relação às pesquisas e análises biomatemáticas de fadiga de voo, à cultura de relatórios de segurança e às maneiras pelas quais os sindicatos e associações podem trabalhar de forma mais eficiente para o benefício dos pilotos da Latam, além de discutir o nivelamento dos padrões trabalhistas dentro da companhia.
Também foi debatido o pouco reconhecimento da empresa com relação à contribuição dos pilotos para as iniciativas de segurança, o que é crucial para promover uma cultura de segurança justa e positiva.
Os sindicatos e associações presentes concordaram em continuar trabalhando juntos e em coordenação para promover as melhores práticas em segurança, condições de trabalho e benefícios para todos os pilotos associados nas empresas do grupo Latam. O grupo reiterou ainda a solicitação para que a administração da empresa reconheça a representação sindical do SAT (Sindicato de Aeronavegantes de TAM) e retome um relacionamento normal com a instituição que representa os profissionais aeronáuticos do Paraguai.
A próxima reunião da Usapla será realizada no Equador, tendo como anfitriã a Asoplane (Associação de Pilotos da Latam Equador).
Informações do SNA