Sistema de escalas de trabalho para controladores de tráfego aéreo do Brasil será feito por empresa lituana

Imagem: DECEA

A Novian Pro, empresa de desenvolvimento de software da Lituânia que faz parte da divisão de TI da Novian, informa hoje, 4 de janeiro, que firmou um Contrato com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (CISCEA).

Pelo acordo, a empresa lituana desenvolverá um sistema de informações para planejar os horários de trabalho dos controladores de tráfego aéreo no Brasil.

O novo sistema será desenvolvido para a principal organização de controle do espaço aéreo do Brasil, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), subordinada ao Ministério da Defesa.

Ele permitirá avaliar as necessidades de planejamento de horários de expediente dos controladores de tráfego aéreo em dois dos quatro centros de controle de tráfego aéreo do Brasil (CINDACTA, Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) – de Curitiba e Recife – com base nos voos esperados e na disponibilidade.

Também será possível alocar pessoal para turnos de expediente de acordo com suas competências, planejamento de seus horários de trabalho e descanso durante os turnos, e conforme suas necessidades de longo prazo.

O novo sistema será construído a partir de um protótipo desenvolvido pela Novian Pro para o DECEA em 2020. O projeto vai incorporar novas funcionalidades a esse protótipo, fundamentado na experiência e nos processos da EUROCONTROL, a organização civil-militar dedicada a apoiar a aviação europeia.

O sistema será ajustado conforme as regulamentações brasileiras e os acordos internos dentro do DECEA. Além disso, será habilitado para uso em dispositivos móveis e serão estabelecidos planos consolidados de longo prazo para a equipe.

O Brigadeiro Alexandre Arthur Massena Javoski, presidente da CISCEA, disse:

“Para a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (CISCEA), é essencial planejar com eficiência o trabalho dos controladores de tráfego aéreo. Não se trata apenas de gestão de tempo, mas também de garantir uma operação mais segura do sistema. Valorizamos a experiência da Novian Pro nessa área e acreditamos que o sistema que eles estão desenvolvendo possibilitará um planejamento flexível do nosso trabalho diário e dos processos de longo prazo”.

O Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) é composto por aproximadamente 22 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo a ser controlado, incluindo não apenas o território terrestre do Brasil, mas também parte do Oceano Atlântico.

A estrutura de controle está dividida em cinco Centros de Controle de Área (ACC), 42 Controles de Aproximação (APPs) e 57 Torres de Controle de Aeródromos (TWRs). Emprega mais de 12.000 funcionários militares e civis, incluindo 4.396 controladores de tráfego aéreo.

A avaliação técnica do projeto, para assegurar que o software desenvolvido atenda às necessidades do SISCEAB, será realizada por especialistas da CISCEA em colaboração com o suporte à avaliação operacional prestado pelos subdepartamentos do DECEA e pelos profissionais experientes do CINDACTA.

Para reforçar essa equipe, o Centro de Conhecimento em Gerenciamento de Tráfego Aéreo de Maastricht (MAKC, Maastricht ATM Knowledge Centre) da EUROCONTROL está oferecendo orientação e suporte sobre processos e melhores práticas.

Flemming Nyrup, gerente sênior do MAKC, disse:

“O DECEA realiza a tarefa de extrema importância que é o controle do vasto espaço aéreo brasileiro. Estou confiante de que o protótipo, com base na experiência do Centro de Controle de Área de Maastricht (MUAC, Maastricht Upper Area Control Centre) da EUROCONTROL, o qual a Novian Pro irá desenvolver ainda mais durante este projeto, será uma excelente solução para facilitar o planejamento eficiente e eficaz de pessoal, contribuindo assim para uma operação mais fluida do controle de tráfego aéreo no espaço aéreo brasileiro”.

Tomas Vitkus, CEO da Novian, disse:

“Este projeto não apenas fortalece nossa posição nos projetos de aviação, mas também representa nossa entrada no mercado brasileiro. Acreditamos que as soluções avançadas de programação que desenvolvemos se tornarão uma base sólida para introduzir as capacidades do grupo em outros países da América do Sul”.

Rimvydas Jančiauskas, CEO da Novian Pro, disse:

“Para nós, este projeto é uma demonstração de confiança, reafirmando nossa sólida experiência no campo da aviação. Sistemas desse tipo demandam não apenas conhecimento especializado no domínio, mas também uma precisão excepcional. Adotaremos novas tecnologias cuja confiabilidade já foi comprovada em outros sistemas críticos para honrar nossos compromissos de forma eficaz, conforme este Contrato”.

A Novian Pro, empresa de desenvolvimento de sistemas de informação e software, possui ampla experiência nos setores de aviação, defesa, energia e tecnologias espaciais. Suas atividades abrangem o desenvolvimento e integração de sistemas de informação, aplicações de inteligência artificial, soluções inteligentes para troca de dados, análise de big data, digitalização de processos de gerenciamento em organizações e gestão de riscos.

O grupo Novian atua em três direções: programação, tecnologias e digitalização. As empresas do grupo oferecem aos clientes soluções de TI adaptadas às suas necessidades específicas, abrangendo desde a programação de sistemas de informação em escala urbana ou nacional até a digitalização de documentos, capacitação de dados e desenvolvimento e manutenção de infraestrutura de TI. Em 2022, as empresas do grupo Novian realizaram atividades em um total de 36 países.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias