EUA adquire aeronave Global 6500 para o Programa HADES de aviões espiões de próxima geração

Imagem: Bombardier Defense

O Exército dos Estados Unidos informou na quarta-feira (3) que contratou a Bombardier para fornecer uma aeronave Global 6500, com opção para outras duas, para seu programa HADES de aviões espiões de próxima geração.

O Comando de Contratação do Exército dos EUA, em coordenação com o Escritório de Projetos de Asa Fixa do Exército, concedeu um contrato de preço fixo à Bombardier Defense em 12 de dezembro de 2023 para a aquisição de uma aeronave a jato Global 6500, com opções de compra de duas aeronaves adicionais durante um período de três anos. Essas aeronaves apoiarão os esforços de prototipagem do Sistema de Detecção e Exploração de Alta Precisão, também conhecido como HADES.

Esses protótipos HADES serão os primeiros jatos executivos de cabine grande de propriedade do Exército dos EUA, usados para plataformas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo, e fornecerão recursos avançados de detecção profunda para uso em operações de vários domínios contra adversários pares e quase pares. A data de entrega da primeira aeronave é 1º de outubro de 2024.

O HADES fornecerá ao Exército maior alcance, velocidade, resistência e profundidade ISR aérea”, disse o coronel Joe S. Minor, gerente de projetos de asa fixa do Exército. “O HADES operará em altitudes mais elevadas do que as plataformas turboélice tradicionais. Altitudes mais altas equivalem à capacidade de detecção mais distante e persistente em áreas de interesse. A detecção profunda é o imperativo operacional número um do Exército para o Exército de 2030.

Em preparação para o programa HADES, o Exército dos EUA começou a contratar serviços de ISR aéreo de fornecedores da indústria de Defesa a partir de 2020, para obter dados em primeira mão sobre o desempenho da plataforma, integração de sensores, distribuição de sensores e dados, tanto para o Exército quanto para a força conjunta.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias