Sistema de navegação DME é implantado no Aeroporto de Lábrea, no Amazonas

Imagem: Governo do Amazonas

Com o objetivo de promover a aviação regional, o Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e em colaboração com o Comando Aéreo (COMAR), efetuou a implementação do sistema DME 0200 (Dispositivo de Medição de Distância) no aeroporto de Lábrea, localizado a 702 quilômetros de Manaus.

Segundo informa o Governo do Amazonas, o equipamento foi sujeito a uma avaliação técnica rigorosa e subsequente à realização de um voo de teste de homologação, em parceria com o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), cujo desempenho foi considerado satisfatório pela equipe.

Dentre os pontos avaliados estavam o alcance, de modo a determinar a distância correta entre a aeronave e a estação DME em solo; a órbita, para testar o sinal irradiado pela antena; e o cone de bloqueio, que confirma o exato local do aeroporto de Lábrea, no momento em que a aeronave efetua voo sobre esse espaço.

A ação contou com a presença dos engenheiros Walzenira Miranda, chefe do setor de Aeroportos da Seinfra; Mário Alfredo Moreira, da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) do Comar; e Wallace Souza, representante da empresa responsável pela instalação do equipamento.

Para que a homologação do sistema seja efetuada, o Departamento do Espaço Aéreo (DECEA) deverá analisar o relatório de voo efetuado pelo GEIV. Após homologado, o sistema é efetivado pelo DECEA, podendo ser utilizado pela aviação civil.

Segundo Walzenira Miranda, essa implantação trará muitos benefícios para o estado e para a aviação regional. “O DME é um equipamento que auxilia a navegação dos pilotos, mostrando para eles a distância exata que estão do aeroporto. Por contribuir para melhorar a aviação do estado, a intenção é implementar o mesmo equipamento em mais dois aeroportos do Amazonas”, explicou.

Inserida no Aero Mais Amazonas, programa idealizado pelo governador Wilson Lima e que instituiu uma política de trabalho junto às companhias para a ampliação da malha aérea no estado, a obra vai proporcionar o desenvolvimento da aviação regional e permitir, com isso, que a população possa ter muitos benefícios, entre eles a diminuição de custos nas passagens, já que a procura das empresas pelos aeroportos do estado tende a aumentar.

Avanços

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, o sistema será de grande importância para o desenvolvimento da aviação regional. “O Amazonas é um estado de grandes distâncias e poder dar condições de melhorias para a infraestrutura aeroportuária é levar mais segurança no ir e vir da população”, destacou.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias