Só mulheres comandarão os caças do sobrevoo pré-jogo do Superbowl neste domingo

Neste domingo, o Super Bowl, a final da liga de futebol americano (NFL) dos EUA, contará novamente com seu tradicional sobrevoo pré-jogo, no qual aeronaves militares se apresentam ao animado público do evento.

No entanto, pela primeira vez, o ato cerimonial será realizado por uma equipe só de mulheres da Marinha dos Estados Unidos (U.S. Navy). A ocasião também serve para marcar os 50 anos de mulheres voando na força, contados desde que as primeiras oito mulheres começaram a escola de voo em Pensacola, na Flórida, em 1973

A tenente Katie Martinez, oficial de voo da Marinha, disse que estava com dificuldades para descrever a magnitude do momento. “Não é um sentimento que eu possa colocar em palavras”, disse Martinez. “Estou honrada por poder participar com meus amigos e colegas aviadores navais como parte desta oportunidade única na vida.”

O sobrevoo de domingo será composto por quatro aviões, sendo dois F/A-18F Super Hornets dos “Flying Eagles” do Strike Fighter Squadron VFA-122, um F-35C Lightning II dos “Argonauts” do VFA-147 e um EA-18G Growler dos “Vikings” do Esquadrão de Ataque Eletrônico (VAQ) 129.

A tenente Martinez disse que ela e seus colegas aviadores estão “orgulhosos e honrados” por estar ajudando a contar a história destas pioneiras e por estar dando continuidade ao seu legado, relata a matéria da rede CBS.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias